Ridomil Gold MZ Pepite

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Fungicidas
Registado até
Registro expirado
Número de registro
0525
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Fungicida sistémico e de contacto indicado para combater os vários tipos de míldio nas culturas mencionadas e black-rot na vinha. Possui efeito preventivo, curativo e anti-esporulante e está formulado na inovadora formulação pepite que proporciona maior segurança para o aplicador e para o meio ambiente, maior facilidade de utilização e máxima eficiência das substâncias activas.

MODO DE ACÇÃO
O metalaxil-M inibe o crescimento micelial do fungo e a formação dos esporos, após penetração nos tecidos vegetais. Sendo sistémico, o metalaxil-M penetra no interior dos tecidos vegetais, circula na seiva e protege todas as partes da planta incluindo os novos crescimentos. Atua sobre o fungo no interior da planta, não sendo por isso lavado ou arrastado pelas chuvas ocorridas 30 minutos após a aplicação. O mancozebe, como fungicida de superfície que é, confere uma proteção externa à planta atuando por contacto sobre o fungo, logo no início da fase da germinação dos “esporos” do míldio.
O metalaxil-M possui uma persistência biológica de 12 a 14 dias. Apresenta ainda uma marcada ação curativa (6 dias) e também um efeito anti-esporulante. No caso de chuvas intensas ou forte pressão da doença, antes da floração ou quando o tratamento seguinte não tiver ação curativa, deve reduzir-se o intervalo entre tratamentos para 10 dias.

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA E UTILIZAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda deitar cerca de metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água agitando sempre. Para aplicação com barra de pulverização em culturas baixas: Calibrar corretamente o equipamento, calculando o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho, com especial cuidado na uniformidade da distribuição de calda. A quantidade de produto e o volume de calda deve ser adequado à área de aplicação, respeitando as doses indicadas. Para aplicação em culturas arbustivas e arbóreas: Calibrar corretamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido. Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas). Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose. 

Registado para culturasIntervalo de segurança
Uvas56
Alface35
Melões3
Pepinos7
Batatas14
Tomates28
Cebolas28