Fusilade 250 EW

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
5796
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO


Fusilade 250 EW é um herbicida sistêmico, que se transloca aposimplasticamente, concentrando-se nos pontos de crescimento das plantas e acarretando a sua morte. É um herbicida muito ativo e específico para o controle de gramíneas anuais e perenes nas culturas do algodão, alface, cebola, cenoura, batata, feijão, soja, tomate, girassol, brócolis, couve-flor, repolho e mandioca.
Pode, também, ser utilizado como maturador de cana-de-açúcar, aumentando significativamente a concentração de sacarose.

MODO DE APLICAÇÃO
Culturas: algodão, alface, cebola, cenoura, batata, soja, tomate, feijão, girassol, brócolis, couve-flor, repolho e mandioca.
Maturador de cana-de-açúcar: especificamente para maturação de 0,1 a 0,3 L/ha.
Modo e época ou intervalos de aplicação: Fusilade 250 EW deve ser aplicado em pós-emergência da cultura e da planta daninha, podendo ser feita aplicação única ou sequencial:
Aplicação única deve ser feita na área total infestada com plantas daninhas e, geralmente, ocorre entre 20 e 30 dias após o plantio da cultura.
Para maturação da cana-de-açúcar, utilizar doses entre 0,1 a 0,3 L/ha em aplicação única, observando as seguintes condições:
A cana-de-açúcar deverá estar em atividade vegetativa, portanto, mais recomendado no início e final do período da colheita.
Boas condições de umidade do solo e umidade relativa do ar.
Cana-de-açúcar com idade de 10,5 a 11 meses (cana de ciclo de 12 meses) e 14 meses no mínimo (cana de ciclo de ano e meio).
A colheita da cana-de-açúcar deverá ser feita 5-6 semanas após a aplicação. Intervalos maiores poderão permitir retomada do crescimento vegetativo e consequente inversão da sacarose acumulada.
Aplicação sequencial
Consiste em dividir a dose em duas aplicações, com o cuidado de não se ultrapassar a dose máxima indicada para cada cultura e planta daninha. A aplicação sequencial pode ser recomendada nas seguintes situações:
- Quando as plantas daninhas germinam logo após o estabelecimento da cultura;
- Quando as características da área e o clima favorecem mais de um fluxo de germinação das plantas daninhas;
- Sob condições climáticas medianamente secas;
- Quando a área a ser tratada apresenta plantas daninhas em estágios de crescimento muito variáveis (infestação desuniforme).
Recomenda-se a aplicação de 0,25 a 0,5 L p.c/ha, dependendo da planta daninha a ser controlada, e complementação com outra aplicação da mesma dose 5 a 10 dias após a primeira aplicação.

Equipamentos de aplicação
Pulverizador Costal - utilizar bico leque, da série 80 ou 110, com pressão de 15 a 20 lb/pol2, aplicando 100 a 300 L de calda por hectare. Garantir que esteja ocorrendo uma boa cobertura.
Pulverizador de barra tratorizado - utilizar bicos leque da série 80 ou 110, com pressão de 40 a 80 lb/pol2, aplicando 100 a 300 L de calda por hectare.
Garantir que esteja ocorrendo uma boa cobertura das plantas daninhas.
Utilizar bicos recomendados para a aplicação de herbicidas pós-emergentes, usando pressões conforme recomendação dos fabricantes e vazões entre 100 e 300 L por hectare.
Aplicação com Gota Controlada (Controlled Droplet Application - C.D.A.):
Utilizar 80 L de calda por hectare, observando-se as regulagens próprias do sistema com Gota Controlada (Controlled Droplet Application - C.D.A.).
Pulverização Aérea – utilizar de 30 a 40 L de calda por hectare. Aplicação poderá ser com avião acoplado de barra aplicadora.
Barra- pressão de 25 lb/pol2, com bicos cônicos, pontas D6 a D12 providos de caracóis e placas com orifício, ângulo de 90o.
A altura do vôo é de 2 a 3 m com faixa de deposição de 12 a 15 m.
Recomendação geral
As gotas têm um diâmetro de 250 a 300 micras com 30 a 40 gotas/cm2.
O diâmetro de gotas deve ser ajustado para cada volume de aplicação para adequar a densidade.
Observações locais devem ser feitas, visando reduzir ao mínimo, as perdas por deriva e evaporação.
Atenção
FUSILADE 250 EW pode ser aplicado diretamente sobre a folhagem das culturas recomendadas.

INTERVALO DE SEGURANÇA
ALFACE.........................28 dias
ALGODÃO......................60 dias
BATATA........................28 dias
CANA-DE-AÇÚCAR.........35 dias
CEBOLA........................28 dias
CENOURA.....................30 dias
FEIJÃO.........................60 dias
SOJA...........................60 dias
TOMATE.......................30 dias
GIRASSOL...................59 dias
BRÓCOLIS...................28 dias
COUVE-FLOR................28 dias
REPOLHO.....................28 dias
MANDIOCA...................28 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso haja necessidade de reentrar nas áreas tratadas antes deste período, usar os EPIs recomendados na bula para o uso durante a aplicação.

LIMITAÇÕES DE USO
Fitotoxicidade para as culturas indicadas: O produto não é fitotóxico para a cultura indicada na dose e condições recomendadas.
Outras restrições a serem observadas: FUSILADE 250 EW deve ser aplicado com boas condições de umidade do solo e umidade relativa do ar superior a 70%, condições estas ideais para um bom desenvolvimento da cultura. A aplicação do produto em solo excessivamente seco e com baixa umidade relativa do ar, diminui a eficiência no controle de plantas daninhas.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas daninhas a ele resistentes.
Como prática de manejo e resistência de plantas daninhas deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura. Não havendo produtos alternativos, recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos consulte um Engenheiro Agrônomo.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE PRAGAS
Incluir outros métodos de controle de pragas dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas, quando disponível e apropriado.


 

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Alface0.5 - 1 l28
Algodão0.5 - 1 l60
Batatas0.5 - 1 l28
Brócolis0.5 - 1 l28
Cana-de-açúcar0.1 - 0.3 l35
Cebolas0.5 - 1 l28
Cenouras0.5 - 1 l30
Couve-flor0.5 - 1 l28
Feijões0.5 - 1 l60
Mandioca, Aipim0.5 - 1 l28
Repolho0.5 - 1 l28
Sojas0.5 - 1 l60
Tomates0.5 - 1 l30