Navajo

Fabricante
NUFARM
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
1903
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO:
NAVAJO é um herbicida hormonal seletivo do grupo químico Ácido Ariloxialcanóico, na apresentação de grânulos dispersíveis em água, que contém 970 g/kg do ingrediente ativo sal de dimetilamina do ácido 2,4-diclorofenoxiacético, utilizado na pós-emergência das plantas infestantes.

CULTURAS / PLANTAS INFESTANTES / DOSES:
Vide a seção “Indicação de Uso/Doses”

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
ARROZ: (cultivo em áreas inundadas ou várzeas): Fazer uma aplicação em pós-emergência entre o perfilhamento e o emborrachamento da cultura, estando as plantas daninhas no estádio de até 10 folhas.

CAFÉ: Aplicar através de jato dirigido, nas entrelinhas da cultura, em pós-emergência das plantas daninhas e quando as mesmas atingirem 5 a 10 cm de altura, sempre em época quente, logo após a arruação ou esparramação.

CANA-DE-AÇÚCAR: Aplicar em época quente, na pós-emergência das plantas daninhas, estando as mesmas com, no máximo 10 folhas, e quando a cana atingir 30 cm de altura. Repetir a aplicação após cada corte da cana em pós-emergência da cultura.

MILHO:
- Sistema de Plantio Direto: Aplicar uma vez, até cerca de 15 dias antes da semeadura do milho, visando à dessecação da área, com as plantas daninhas em estádio de até 10 folhas. - - Pós-emergência da cultura: aplicar uma vez, em pós-emergência das plantas daninhas e da cultura, em área total, com o milho até 4 a 5 folhas. Tanto para o tratamento de dessecação, como para pós-emergência da cultua, respeitar o estádio de no máximo 10 folhas das plantas daninhas.

PASTAGEM: Aplicar por cobertura total em pós-emergência das plantas infestantes de folhas largas com altura de, no máximo, 50 cm.

SOJA: A aplicação deve ser feita 10 a 15 dias antes do plantio, visando o controle em pós-emergência das plantas daninhas de folhas largas existentes na área, com altura, de no máximo, 10 cm.

MODO/EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO:
-Preparação da calda:
As embalagens hidrossolúveis devem ser adicionadas diretamente no tanque de pulverização, obedecendo as doses recomendadas.
Encher o tanque do pulverizador até um nível aproximadamente de 20% do total. Adicionar as embalagens hidrossolúveis do produto. Permitir que os sacos hidrossolúveis fiquem de molho durante 3 minutos, enquanto se adiciona água ate metade da capacidade do tanque. Ao atingir a metade do pulverizador, iniciar a agitação da calda. Então, completar a capacidade do tanque, sob agitação constante, para a perfeita dissolução das embalagens hidrossolúveis e do produto.

- Aplicação: após a dissolução, o NAVAJO deve ser aplicado por pulverização em equipamento tratorizado. O volume de calda pode variar em função da modalidade do tratamento, da área efetivamente tratada, do porte e da densidade das invasoras.
O produto deve ser aplicado exclusivamente com equipamento tratorizado com barra, de modo a providenciar uma boa cobertura de pulverização nas plantas daninhas.

Volume de calda: 200 a 400 L/ ha
Bicos: tipo leque da serie 80 ou 110
Pressão: 2,15 a 4,3 kg/cm² (30 a 60 lb/pol²)
Tamanho das gotas: 200 a 300 micrometros
Densidade das gotas: mínimo de 30 gotas / cm²
Clima: observações locais deverão ser realizadas visando reduzir ao máximo as perdas por volatilização.

Limpeza do equipamento de aplicação:
Proceda a lavagem com solução a 3% de amoníaco ou soda cáustica, deixando-a no tanque por 24 h. Substituí-Ia depois por solução de carvão ativado a 3 g/L de água e deixar em repouso por 1 ou 2 dias, lavando em seguida com água e detergente. Descartar a água remanescente da lavagem por pulverização nas bordaduras das lavouras, em local onde não atinja culturas sensíveis ao 2,4-0. Recomenda-se fazer um teste de fitotoxicidade em culturas sensíveis ao 2,4-0, tais como: curcubitáceas, tomate ou algodão; antes de usar o equipamento para pulverização de outros produtos. Preferencialmente utilizá-lo unicamente para aplicação de 2,4-0 ou formulações que o contenham.
As condições de aplicação poderão ser alteradas de acordo com as instruções do Engenheiro Agrônomo ou técnico responsável.

INTERVALO DE SEGURANÇA:
Arroz: Não determinado por ser de uso ate a fase do emborrachamento
Café: 30 dias
Cana-de-açúcar: Não determinado por ser de uso em pós-emergência até 3 meses após o plantio ou corte
Milho: Não determinado por ser de uso desde a fase pré-emergência até o milho atingir a altura de 25 cm.
Soja: Uso permitido somente em pré-plantio
Pastagens: Não determinado.
Trigo: Não determinado por ser de uso ate a fase do emborrachamento.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS:
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite de entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

LIMITAÇÕES DE USO:
- Uso exclusivo para culturas agrícolas.
- Não aplicar o produto quando houver possibilidade de atingir diretamente, ou por deriva, espécies de plantas úteis suscetíveis, tais como: culturas dicotiledôneas, hortaliças, ornamentais, bananeiras.
- Todo equipamento usado para aplicar o NAVAJO deve ser descontaminado antes de outro uso.Recomenda-se, se possível, utilizá-lo exclusivamente para aplicações com formulações que contenham 2,4-D.
- O produto pode apresentar fitotoxicidade para cereais, quando a aplicação é feita antes do perfilhamento ou após a elongação, e para milho quando a aplicação é feita fora do período recomendado.
- O produto em contato com sementes pode inibir a sua germinação.
- NAVAJO não deve ser misturado com óleos, espalhantes adesivos e outros adjuvantes, pois isso diminui a seletividade do produto.
- Aplicar apenas sobre plantas daninhas em estádio de crescimento ativo, não submetidas a qualquer "stress" como frio excessivo, seca ou injúrias mecânicas.
- Para uso na cultura do milho, verificar junto as empresas produtoras de sementes a existência de cultivares sensíveis ao 2,4-D.
- Para uso na cultura do em café, fazê-lo de modo a não permitir o contato do produto com as folhas da cultura.
- Para a cultura de soja, seu uso é permitido somente em pré-plantio.
- Não aplicar em plantas daninhas com altura superior a 10 cm e número de folhas maior que 10.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz0.4 - 1.25 l
Café0.8 - 1.8 l30
Cana-de-açúcar0.8 - 1.25 l
Milho0.4 - 1.7 l
Pastagem1 - 1.8 l
Sojas0.8 - 1.7 l
Trigo-de-inverno0.4 - 2 kg
Trigo-de-primavera0.4 - 2 kg