Pendulum Aqua

Fabricante
BASF
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
11520
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO:


Pendulum Aqua é um herbicida residual e seletivo à base do ingrediente ativo pendimetalina (Grupo K1- HRAC) recomendado para controle em pré-emergência de plantas daninhas nas culturas Eucalipto e Pinus

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:


Pré-transplante: O revolvimento do solo deve ser evitado após a aplicação do Pendulum Aqua visando otimizar a performance.
Pós-transplante: aplicar antes da emergência das plantas daninhas. A aplicação pode ser realizada nas linhas, entrelinhas ou em área total. Plantas daninhas já emergidas devem ser controladas com herbicidas pós-emergentes.
O controle das plantas daninhas pode sofrer interferência se houver restrição hídrica no solo durante os 10 primeiros dias após a aplicação.

MODO DE APLICAÇÃO:


PREPARO DA CALDA:
O responsável pela preparação da calda deve usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) indicado para esse fim. Colocar água limpa no tanque do pulverizador (pelo menos 3/4 de sua capacidade) ou de tal forma que atinja a altura do agitador (ou retorno) e, com a agitação acionada, adicionar a quantidade recomendada do produto. Também manter a calda sob agitação constante d urante a pulverização. A aplicação deve ser realizada no mesmo dia da preparação da calda.

APLICAÇÃO VIA TERRESTRE
Seguir as recomendações abaixo para uma correta aplicação:
- Equipamento de aplicação:
Utilizar equipamento de pulverização provido de barras apropriadas. Ao aplicar o produto, seguir sempre as recomendações da bula. Proceder a regulagem do equipamento de aplicação para assegurar uma distribuição uniforme da calda e boa cobertura do alvo desejado. Evitar a sobreposição ou falha entre as faixas de aplicação utilizando tecnologia apropriada.
A aplicação do Pendulum Aqua deve ser realizada em solos bem-preparados, mediante aração, gradagem ou subsolagem.

- Volume de calda por hectare (taxa de aplicação):
Aplicar uniformemente com equipamento terrestre manual ou motorizado, corretamente calibrado para uma vazão mínima de 200 L/ha;
- Seleção de pontas de pulverização:
A seleção correta da ponta é um dos parâmetros mais importantes para boa cobertura do alvo e redução da deriva. Pontas que produzem gotas finas apresentam maior risco de deriva e de perdas por evaporação
(vide CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS). Dentro deste critério, usar pontas que possibilitem boa cobertura do solo e produzam gotas de classe acima de grossas (C), conforme norma ASABE. Em caso de dúvida quanto a seleção das pontas, pressão de trabalho e tamanho de gotas gerado, consultar a recomendação do fabricante da ponta (bico).
- Velocidade do equipamento:
Selecionar uma velocidade adequada às condições do terreno, do equipamento e da cultura. Observar o volume de aplicação e a pressão de trabalho desejada. A aplicação efetuada em velocidades mais baixas, geralmente resulta em uma melhor cobertura e deposição da calda na área alvo.
- Pressão de trabalho:
Observar sempre a recomendação do fabricante e trabalhar dentro da pressão recomendada para a ponta, considerando o volume de aplicação e o tamanho de gota desejado. Para muitos tipos de pontas, menores pressões de trabalho produzem gotas maiores. Quando for necessário elevar o volume de aplicação, optar por pontas que permitam maior vazão (maior orifício) ao invés do aumento da pressão de trabalho. Caso o equipamento possua sistema de controle de aplicação, assegurar que os parâmetros de aplicação atendam a recomendação de uso.
- Altura de barras de pulverização:
A barra deverá estar posicionada em distância adequada do alvo, conforme recomendação do fabricante do equipamento e pontas, de acordo com o ângulo de abertura do jato. Quanto maior a distância entre a barra de pulverização e o alvo a ser atingido, maior a exposição das gotas às condições ambientais adversas, acarretando perdas por evaporação e transporte pelo vento.
- Aplicação com equipamento costal:
Para aplicações costais, manter constante a velocidade de trabalho e altura da lança, evitando variações no padrão de deposição da calda nos alvos, bem como a sobreposição entre as faixas de aplicação.

Registado para culturasTaxa
Eucalipto2 - 6 l