Podium EW

Fabricante
BAYER
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
338996
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO
 Podium EW é um herbicida seletivo, pós-emergente do grupo químico dos Ácidos Ariloxifenoxipropiônicos, indicado para o controle das plantas daninhas.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
 Podium EW, herbicida seletivo, deverá ser aplicado na pós-emergência da cultura e das plantas daninhas para o controle de gramíneas anuais, conforme indicado abaixo:
- Alface, cebola e cenoura: Recomenda-se aplicar nos estádios entre 5 a 10 cm da cultura. Recomenda-se uma única aplicação por ciclo da cultura;
- Batata, ervilha e feijão: Deve ser aplicado quando a cultura estiver com 15 a 20 cm. Recomendase uma única aplicação por ciclo da cultura;
- Melão: Aplicar entre 15 e 30 dias após o plantio. Recomenda-se uma única aplicação por ciclo da cultura;
- Soja: Para Capim-marmelada, Capim-colchão, Capim-pé-de-galinha e Capim-carrapicho: Aplicar no intervalo de 15 a 40 dias após a emergência da soja;
Para o controle de plantas de milho voluntário que se encontram no estádio precoce, com até 4 folhas completamente desenvolvidas, deve- se aplicar a dose de 0,5 L/ha de Podium EW, podendo-se realizar uma segunda aplicação, neste mesmo estádio de desenvolvimento do milho em casos que ocorra um segundo fluxo de germinação de milho voluntário na cultura da soja.
Para o controle de plantas de milho voluntário que se encontram no estádio de desenvolvimento de 4 a 6 folhas completamente desenvolvidas deve-se realizar uma única aplicação com a dose de 0,6 a 1,0 L/ha de Podium EW.
 OBS: Aplicar Podium EW na cultura de soja de forma que a soma das aplicações não ultrapasse 1,0 L/ha por ciclo da cultura.
- Tomate: recomenda-se aplicar 15 a 30 dias após o plantio. Realizar apenas uma aplicação. As aplicações sempre devem ser feitas após a emergência das plantas daninhas, mas antes da cultura ser prejudicada pela competição das mesmas.

MODO DE APLICAÇÃO:
Aplicação terrestre:
Podium EW pode ser aplicado por equipamento terrestre, através de pulverizador de barra de arrasto tratorizado ou por equipamento auto propelido; dotados de barra de pulverização que permitam uma taxa de aplicação de 80 a 200 litros/ha de calda sobre as plantas daninhas. A aplicação da calda deve favorecer uma boa cobertura da área foliar das plantas daninhas.
Utilizar pulverizadores dotados de pontas de pulverização de jato plano (leque) que produzam gotas que permitam uma cobertura homogênea e evitem a deriva, produzindo gotas com diâmetro de 150 a 300 µm e uma deposição de 20 a 40 gotas/cm².
Para as aplicações pode-se utilizar pontas de jato plano comum: ou para as aplicações visando taxa de aplicação de calda mais baixa e com melhor controle de deriva pode-se utilizar as pontas de jato plano de uso ampliado. Para obter-se uma boa pulverização com um volume de aplicação de calda adequado e reduzir a deriva, recomenda-se selecionar as pontas de acordo com a especificação fornecida pelos fabricantes de pontas e as possibilidades do pulverizador.
Adequar a pressão de trabalho de acordo com a vazão desejada e atendendo à velocidade de deslocamento do equipamento de pulverização e dentro das possibilidades de deslocamento de cada área de cultivo.
A altura da barra deve seguir as recomendações do fabricante de pontas e deve considerar a altura em que se encontra o alvo.
Obs.: Recomenda-se o uso de antigotejantes nas pontas de pulverização, e durante as aplicações evitar sobreposição de barras.
Aplicação aérea: Utiliza-se barra, atendendo as seguintes especificações:
-Barra dotada de bicos preferencialmente da série D (D6 a D10) ou bico leque;
-Volume de aplicação: 30 a 40 litros de calda/ha;
-Altura do voo com barra: 2-4 m;
-Largura da faixa de deposição efetiva: 13 a 15 m;
-Tamanho da gota: 250-350 micra;
-Densidade de gotas: 40 gotas/cm2 ;
-Pressão de trabalho da barra: 30 a 50 lb/pol2 .
Condições climáticas: Visando obter os melhores resultados com Podium EW e reduzir ao máximo, as perdas por deriva ou evaporação, realizar as aplicações através de aeronaves, observando as condições climáticas ideais:
-Temperatura ambiente: abaixo de 30 ºC;
-Umidade relativa do ar: mínima de 60 %;
-Velocidade de vento: acima de 3 km/h até o máximo de 10 km/h.
Preparo de calda: Para o preparo da calda, deve-se utilizar água de boa qualidade, livre de coloides em suspensão (terra, argila ou matéria orgânica) a presença destes pode reduzir a eficácia do produto;
Acrescentar o Podium EW na dose recomendada de acordo com a recomendação de uso.
Manter sempre em funcionamento o sistema de agitação do pulverizador antes e durante todo o processo de pulverização para manter homogênea a calda de pulverização.

INTERVALO DE SEGURANÇA:
Alface................................55 dias
Batata ..............................80 dias
Cebola ..............................65 dias
Cenoura.............................30 dias
Ervilha...............................95 dias
Feijão................................60 dias
Melão................................25 dias
Soja..................................60 dias
Tomate..............................25 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS ÁREAS TRATADAS
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

LIMITAÇÕES DE USO
 -Podium EW é um herbicida que deve ser utilizado somente para as culturas para as quais está registrado, observando-se atentamente as instruções de uso do produto. Para as culturas e doses recomendadas, não provoca efeito fitotóxico;
-Podium EW é incompatível com produtos à base de dinitro e herbicidas hormonais, devendo-se observar um intervalo entre aplicações de 6 dias (p. ex. Butacloro e Propanil);
-Sendo o Podium EW um herbicida para aplicação em pós-emergência das gramíneas, os melhores resultados são obtidos quando estas se encontram em boas condições para o seu desenvolvimento;
-Não aplicar o Podium EW em períodos de seca prolongada, de baixa umidade relativa do ar e do solo e sobre as gramíneas que estejam sofrendo estresse por baixas temperaturas ou que se encontrem em estádio de desenvolvimento fora do indicado na recomendação de uso;
-Evitar aplicações quando as gramíneas estiverem molhadas ou com presença de orvalho, o que pode causar escorrimento da calda de aplicação;
-Para o bom funcionamento do Podium EW deve ser observado um período de 1 hora após a aplicação sem ocorrência de chuvas ou orvalhos intensos;
-Não realizar aplicações onde culturas de gramíneas como por exemplo arroz, milho ou sorgo possam se atingidas pela deriva;
-Evitar a utilização de herbicidas, inclusive Podium EW, em áreas sujeitas à erosão e ao escoamento superficial;
-Não misturar o herbicida com adubos líquidos.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas infestantes a ele resistentes.
Como prática de manejo e resistência de plantas infestantes deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura. Não havendo produtos alternativos recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos consulte um Engenheiro Agrônomo.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Alface0.75 l55
Batatas0.75 l80
Cebolas0.75 l65
Cenouras0.75 l30
Ervilhas0.75 l95
Feijões0.75 l60
Melões1 l25
Tomates0.75 l25
Sojas0.5 - 1 l60