Capim-avião

Pennisetum setosum

Gramínea perene entouceirada que se desenvolve em todo o País, vegetando em áreas ocupadas por lavouras anuais e perenes e áreas destinadas à olericultura e fruticultura. Forma densas populações, propiciadas pelo desenvolvimento dos rizomas. Ocasionalmente atende a forragicultura.
Apresenta caule do tipo rizoma e colmos aéreos cilíndricos, verdes ou amarelados em plantas mais velhas, os quais podem atingir até 1,5 m de altura. Nós bem definidos por meio de um anel engrossado e avermelhado. Folhas com bainha pouco aberta, quase do tamanho do entrenó, estriadas em tons de vermelho, lígula com um tufo de pelos sedosos. Lâmina linear-lanceolada sempre mais baixa que as inflorescências, pilosas e com margens finamente serrilhadas. Inflorescência terminal do tipo panícula lanceolada, fechada e de coloração avermelhada, constituída por numerosas espiguetas sésseis e rodeadaspor numerosos cílios que facilitam a dispersão por meio do vento. Fruto do tipo cariopse, o qual é a unidade de dispersão mais frequente; contribui também na propagação a fragmentação dos rizomas. Em campo pode ser confundida com Setaria parviflora, no entanto, esta apresenta porte menor e inflorescência.
Infestante frequentemente encotrada em culturas anuais e perenes como as culturas da mamona, mandioca, algodão, milho e sorgo. Invadem também beira de estradas e terrenos baldios. Semente desta espécie podem ser misturadas as das braquiárias, usadas para renovação de pastagens.

Produtos fitofarmacêuticos