Aramo 200

Fabricante
BASF
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
2200
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO:
Aramo 200 é um herbicida seletivo à base do ingrediente ativo tepraloxidim (Grupo A – HRAC), recomendado para o controle em pós-emergência de plantas daninhas nas culturas de algodão, feijão e soja.
Aramo 200 é um herbicida de ação sistêmica da classe dos ciclohexanodionas (DIMs) e do grupo dos inibidores da enzima ACCase (Grupo A). Após a aplicação sobre a superfície das folhas, o ingrediente ativo é rapidamente absorvido, ocorrendo um processo de translocação, com acúmulo em regiões meristemáticas, onde o produto inibe rapidamente a enzima ACCase, interferindo na formação de malonil-CoA, consequentemente bloqueando a reação inicial da rota metabólica da síntese de lipídios, o que resulta na paralisação do crescimento. O secamento das gramíneas completa-se num período de 1 a 3 semanas.
Aramo 200 controla as seguintes espécies de monocotiledôneas, incluindo os biótipos resistentes aos herbicidas inibidores da enzima ALS e resistentes ao herbicida glifosato.

Adição de Adjuvante:
A adição de adjuvante favorece a distribuição da calda sobre a folhagem, melhorando a penetração, o que resulta no melhor controle das plantas infestantes.
Volume de adjuvante a ser acrescentado na calda de Aramo® 200:
- Em aplicação terrestre: 0,5% do volume de calda (equivalente a 1,0 L/ha em 200 L/ha de calda).
- Em aplicação aérea: 0,5% do volume de calda (equivalente a 0,2 L/ha em 40 L/ha de calda).
A adição de sulfato de amônio na concentração de 1 a 2 % do volume da calda tende a minimizar os problemas decorrentes de adversidades ambientais, bem como melhorar o controle das plantas infestantes.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
A aplicação de Aramo 200 deve ser feita quando as plantas infestantes atingirem os estágios indicados. Passados esses estágios, a eficiência se reduz ou desaparece. Normalmente uma única aplicação é indicada. 

MODO DE APLICAÇÃO:
Aramo 200 deve ser diluído em água e aplicado por pulverização em pós emergência, sobre a folhagem das gramíneas infestantes. Efetuar uma boa distribuição do produto.

PREPARO DA CALDA:
O responsável pela preparação da calda deve usar equipamento de proteção individual (EPI) indicado para esse fim. Colocar água limpa no tanque do pulverizador (pelo menos 3/4 de sua capacidade) ou de tal forma que atinja a altura do agitador (ou retorno) e, com a agitação acionada, adicionar a quantidade recomendada do produto. Também manter a calda sob agitação constante durante a pulverização. A aplicação deve ser realizada no mesmo dia da preparação da calda.
Adicionar o adjuvante à calda após o produto, conforme recomendações no item Adição de adjuvantes. Para os menores volumes de aplicação, não exceder a concentração de 0,5% v/v da calda ou a recomendação descrita na bula do adjuvante.

Registado para culturas
Algodão
Feijões
Sojas