Milhã (Capim-colchão, Capim-da-roça)
Digitaria ciliaris (Digitaria adscendens, Panicum ciliare)

Gramínea anual entouceirada que se desenvolve em todo o País, vegetando em ambientes antropizados. Ocorre com frequência em áreas hortícolas, a exemplo do cultivo da beterraba e também em pomares de maçã, entre outros.
Apresenta colmos pouco achatados, podendo alcançar até 0,6 m de altura, entrenós glabros e nós com esparsos pelos. Folhas com bainha aberta, pouco sobreposta na base, estriada, pouco ciliada e geralmente apresentando coloração violácea nas margens, lígula membranácea acrescida de tufos de pelos hialinos. Lâmina linear-lanceolada, pilosa nas proximidades da lígula e com as margens onduladas, seja na base ou em apenas um dos lados da folha. Inflorescência terminal do tipo panícula, constituída por 4 a 10 racemos, digitados, podendo aparecer 1 a 2 racemos logo acima dos principais. Racemos com a raque ligeiramente sinuosa, apresentando uma linha de coloração branca no dorso, ladeada por alas reduzidas. Espiguetas dispostas aos pares alternados, densamente ciliadas na fase de formação das cariopses, as quais são as unidades de dispersão da espécie. Pode ser reconhecida em campo por meio da panícula, cujos racemos apresentam a raque pouco sinuosa e com uma linha branca muito evidente, que acompanha a sinuosidade.
Plantas invasoras bastante frequente, infestando as principais lavouras anuais, pastagens e jardins. Apresentam grande capacidade reprodutiva, com as plantas podendo chegar a produzir 100 mil sementes.