Buzin

Fabricante
NUFARM
Categoria
Herbicidas
Registado até
N/A
Número de registro
1399
Materiais ativos
Ligações

INDICAÇÕES RELATIVAS À SUA UTILIZAÇÃO (INCLUINDO AS PRECAUÇÕES BIOLÓGICAS)
O BUZIN é um herbicida sistémico, com ação residual, formulado com base na substância ativa metribuzina pertencente à família química das triazinonas (grupo HRAC 5). É predominantemente absorvido por via radicular das infestantes, mas também é absorvido pelas folhas.
Translocação no apoplasto. Inibe a fotossíntese ao nível do fotossistema II (inibindo a atividade da proteína D1). O seu efeito é visível através do aparecimento de manchas cloróticas nas folhas, evoluindo para a dessecação das extremidades da planta, murchidão e posterior morte.

PRECAUÇÕES BIOLÓGICAS
Existe a possibilidade de algumas variedades de batateira serem sensíveis à aplicação deste herbicida (‘Draga’, ‘Jaerla’ e ‘Vivax’). Se houver dúvidas em relação à eventual sensibilidade de algumas variedades de batateira deverá ser contactada a empresa detentora da batata de semente para prevenir eventuais problemas com a utilização deste herbicida. Igualmente, algumas variedades de tomateiro podem apresentar alguma sensibilidade à metribuzina, pelo que, em caso de dúvida, deverão ser contactadas as empresas detentoras das variedades. Não aplicar o produto em campos de tomateiros que se apresentem com plantas doentes ou débeis. Para evitar o desenvolvimento de resistências, não aplicar o BUZIN ou qualquer outro que contenha substâncias ativas do mesmo grupo químico da metribuzina (triazinonas) mais do que 1 vez por campanha, devendo proceder-se à alternância com herbicidas de modos de ação e de famílias químicas diferentes. Na cultura da batateira não fazer a aplicação em pós-emergência precoce da cultura se o BUZIN (ou outro herbicida da mesma família química) já tiver sido utilizado anteriormente na fase de pré-emergência precoce da cultura. Não atingir terrenos nem culturas vizinhas da área a tratar. Em solos onde for aplicado BUZIN não se deverá semear ou plantar qualquer outra cultura diferente da batateira e do tomateiro antes de terem passado pelo menos 5 meses após a aplicação deste herbicida ou de outro da mesma família química. Evitar aplicar BUZIN em terrenos de areia solta

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA
Na preparação da calda deitar metade do volume de água adequado para a pulverização prevista. Deitar a quantidade de produto necessária e completar o volume de água pretendido, assegurando agitação contínua.

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar corretamente o equipamento, para o volume de calda gasto por hectare, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas), com especial cuidado na uniformidade da distribuição de calda. A quantidade de produto e volume de calda devem ser adequados à área de aplicação, respeitando as doses indicadas. Garantir uma boa uniformidade na distribuição da calda, trabalhando sempre com as pressões indicadas pelo fabricante do pulverizador. Volume de calda a utilizar: 200-400 L/ha em batateira e em tomateiro.

Registado para culturasTaxa
Batatas0.3 - 0.4 kg
Tomates0.4 - 0.5 kg