Artys

Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
13408

INSTRUÇÕES DE USO:


O “ARTYS” é um herbicida recomendado para Pastagens e Cana-de-açúcar no controle de plantas daninhas dicotiledôneas indesejáveis de porte arbóreo, arbustivo e sub-arbustivo.

DOSES:
a) Aplicação com trator e barra: aplicar 3 a 5 litros do produto/ha.
b) Aplicação com trator e equipamento de fluxo de ar: aplicar 3 a 5 litros do produto/ha.
c) Aplicação aérea: em pastagens, aplicar de 4 a 5 litros do produto/ha.
ATENÇÃO: Volumes totais de calda inferiores a 50 L/ha exigem calibração e equipamentos do avião que possam produzir gotas de grande diâmetro.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
Para pulverização foliar de qualquer tipo: Em pastagens deve-se fazer uma aplicação ao ano na época quente, com boa pluviosidade, em que as plantas daninhas estejam em intenso processo vegetativo. Isso ocorre normalmente de outubro a março. No norte do Estado do
Pará e no Amazonas a ocorrência de chuvas é menor entre maio e agosto, o que torna essa época mais favorável às aplicações aéreas.
Na cultura de Pastagens efetuar por ano apenas uma aplicação em pós-emergência das plantas infestantes.
Cana de açúcar: Na cultura da cana-de-açúcar efetuar por safra apenas uma aplicação em pós-emergência das plantas infestantes. A aplicação deverá ser feita quando as plantas daninhas estiverem no início do desenvolvimento, ou seja, no estágio de 25cm até 30cm.
Observação: Para uma maior eficiência do produto, deve-se adotar o seguinte parâmetro na aplicação:.Temperatura máxima de 32ºC - .Umidade relativa do ar: superior a 60%
Estes parâmetros (medidos através de um termohigrômetro) normalmente são obtidos realizando-se as aplicações no período de 6:00 às 10:00 horas da manhã e recomeçando às 16:00 horas.

MODO DE APLICAÇÃO:
- É PROIBIDA A APLICAÇÃO COM EQUIPAMENTO MANUAL OU COSTAL APLICAÇÃO TERRESTRE:
.Trator com barra: Barra de 18 bicos - separação 50 cm entre bicos. Bicos em leque, pontas 8005, 8006 ou 8008, malha 50. Pressão: 20 a 45 lb/pol2. Velocidade do trator: 6 a 8 km/h.
Tamanho da gota (médio): 500 a 600 micra. Densidade da gota: 100-150/cm2.
Para pastagens, vazão: 400 a 700 L de calda/ha
Para cana de açúcar, vazão em torno de 200 L de calda/ha.Trator com turbina de fluxo de ar: Largura de faixa: 12 a 15 m. Velocidade do trator: 3ª marcha reduzida ou 1ª simples. Tamanho da gota: 100-200 micra. Densidade de gota: 50 a 100/ cm2.
Para pastagens, vazão: 100 a 160 L de calda/ha
Para cana de açúcar, vazão em torno de 200 L de calda/ha.

APLICAÇÃO AÉREA:
- Aplicação foliar em área total:
Esse tratamento deve ser feito por avião quando as áreas forem extensas e as pastagens infestadas densamente por plantas daninhas de pequeno, médio e grande porte. Aplicar o produto molhando bem e uniformemente toda a folhagem da planta. Tipo de equipamento: aéreo, usando-se barras com bicos com uma angulação de 45° para trás com referência à corda da asa. Volume de aplicação: de 30 a 50 L/ha.
Altura de voo:
a) Para áreas sem obstáculos: “paliteiros” (remanescente da derrubada, árvores secas, etc.) cerca de 15 m sobre a vegetação a controlar.
b) Para áreas com obstáculos: “paliteiros” impedindo o voo uniforme a baixa altura, cerca de 40 m sobre a vegetação a controlar. Largura da faixa de deposição: Para aviões: de 18 a 20 m dependendo da altura de voo. Observação: no caso de 40 m de altura de voo, a faixa total poderá atingir 20 m, porém consideram-se 18 metros de faixa útil.
Para helicópteros: seguir as recomendações anteriores, porém com as larguras de faixa de 15 a 18 metros. Tamanho e densidade de gotas na deposição sobre a vegetação: de 200 a 400 micras c/ 6 a 18 gotas/cm2 variando com o tamanho da gota.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS:
Aplicar no período chuvoso (outubro a março) seguindo os seguintes limites meteorológicos: vento: de 0 a 6 km/h (controlado por anemômetro). Umidade relativa do ar: > 60%.
Temperatura máxima de 32°C (controlados por termohigrômetro).
Tipos de bicos: bicos cônicos com orifícios de D8 a D12 sem core, variando com o tamanho desejado de gota e altura de voo.
Pressão: 20 psi na barra. Agitação do produto: na preparação da calda é realizada com moto bomba e no avião através do retorno.
Prevenção de deriva: para evitar efeitos indesejáveis, observar os limites meteorológicos definidos acima além de:
a) efetuar levantamento prévio de espécies sensíveis ao produto nas áreas próximas.
b) nunca fazer a aplicação aérea a menos de 2.000 metros de plantas ou culturas sensíveis.
c) controlar permanentemente o sentido do vento: deverá soprar da cultura sensível para a área da aplicação; interromper o serviço se houver mudança nessa direção.

INTERVALO DE SEGURANÇA:
. Pastagens: Intervalo de segurança não determinado.
. Cana-de-açúcar: Intervalo de segurança não determinado por ser de uso em pré e pósemergência, até três meses após o plantio ou corte.
Obs.: Aprovados pela ANVISA, em monografias.

Registado para culturas
Cana-de-açúcar
Pastagem