Krovar

Fabricante
Amvac Chemical
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
938900
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO

Krovar é um herbicida apresentado na forma granulado dispersível para controle seletivo de plantas infestantes em pré e pós-emergência inicial nas culturas de citros e abacaxi.
É prontamente absorvido pelas raízes e através das folhas das plantas infestantes, mostrando ação de contato e residual. O grau de controle e a duração do efetivo variam de acordo com a dose aplicada, chuvas, temperatura e textura do solo e microorganismos.

CULTURAS, DOSE, NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO

Abacaxi: realizar uma única aplicação em uma das seguintes épocas:
- Após o plantio: 2,0 a 4,0 kg/ha em pré emergência das plantas infestantes, sendo a dose de 4,0 kg/ha para áreas com alta infestação ou em pós-emergência inicial;
- Antes da diferenciação floral: 2,0 kg/ha nas entrelinhas com jato dirigido;
- Após a diferenciação floral: 2,0 kg/ha nas entrelinhas.
Nunca exceder a dose máxima recomendada. Áreas tratadas poderão ser plantadas com abacaxi um ano após a última aplicação. Em abacaxi-soca, aplicar 1,0 a 4,0 kg/ha após a colheita e antes da diferenciação floral.
Citros: Aplicar em pré ou pós-emergência inicial em pomar a partir de um ano de idade, evitando-se atingir folhas e frutos das plantas. Não aplicar mais que 4,0 kg/ha de Krovar® por período de 12 meses.

Observações:
- Em pós-emergência usar espalhante adesivo nas doses recomendadas pelo fabricante e aplicar logo após a germinação das plantas infestantes para o controle de gramíneas ou até o primeiro par de folhas para o controle de folhas largas. As plantas infestantes devem estar em pleno desenvolvimento, sob condições de alta umidade e temperatura acima de 21ºC.
- As doses acima são expressas para aplicação em área total. Para tratamento em faixas, use proporcionalmente menos.
- Usar doses menores para aplicações em solos leves e doses maiores para solos pesados. Em pós-emergência usar doses mais baixas para plantas infestantes com menor desenvolvimento e doses mais altas para plantas infestantes com maior desenvolvimento.
- Sob ameaça de chuva suspender as aplicações. Caso ocorram chuvas nas primeiras 6 horas após a aplicação a eficiência do produto pode diminuir.
Tanto nas aplicações de pós como de pré-emergência, a uniformidade da calda e a boa cobertura das plantas infestantes e/ou solo, são fundamentais para se obter um bom controle das invasoras.

MODO DE APLICAÇÃO

Aplicação terrestre
Equipamentos: pulverizador costal ou tratorizado de barra, com pressão constante (15 a 50 lb/pol²) Altura da barra: deve permitir boa cobertura do solo e/ou plantas infestantes.
Observar que a barra em toda sua extensão esteja na mesma altura.
Tipos de bico: na pré e pós emergência usar bicos de jato plano (ex.: Teejet, XR Teejet, TK, DG ou Twinjet); ou de jato cônico (ex.: Fulljet, Conejet), de acordo com as recomendações do fabricante. Volume de aplicação: 250 a 400 L de calda/ha em pré-emergência 350 a 800 L de calda/ha em pós-emergência.
Obs.: É necessário contínua agitação no tanque e fechamento do registro pulverizador durante as paradas e manobras do equipamento para evitar a sobreposição das faixas de aplicação. A critério do Engenheiro Agrônomo Técnico Responsável, as condições de aplicação poderão ser alteradas.

Preparo da calda
O abastecimento do tanque do pulverizador deve ser feito enchendo o tanque até ¾ da sua capacidade com água, mantendo o agitador ou retorno em funcionamento e então adicionando o produto previamente misturado com água em um balde, completando por fim o volume com água. Caso indicado, o espalhante deve ser o último produto a ser adicionado a calda. A agitação deve ser constante durante a preparação e aplicação do produto. Prepare apenas a quantidade necessária de calda para uma aplicação, pulverizando o mais rápido possível após sua preparação. Caso aconteça algum imprevisto que interrompa a agitação do produto possibilitando a formação de depósitos no fundo do tanque do pulverizador, agitar vigorosamente a calda antes de reiniciar a operação.
Nota: antes da aplicação de Krovar o equipamento de pulverização deve estar limpo e bem conservado, procedendo então a calibragem do equipamento com água para a correta pulverização do produto.