Liberty

Fabricante
BAYER
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
5409
Materiais ativos

Obs: Este produto não está cadastrado na Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná para a cultura do algodão LibertyLink , e para os alvos Digitaria horizontalis, Conyza bonariensis, Glycine max, Amaranthus deflexus, Ipomoea grandifolia, Digitaria insularis, Commelina benghalensis na cultura do milho LibertyLink.

LibertyLink (também LL): envolve e identifica variedades ou híbridos geneticamente modificados, passiveis de uso do produto de forma seletiva em pós-emergência, sendo que o uso do produto nessa modalidade somente deve ser indicado para lavouras formadas com sementes que tenham a identificação LibertyLink indicando a tolerância ao Glufosinato - sal de amônio.

INSTRUÇÕES DE USO
Liberty é um herbicida não seletivo para uso em área total da cultura em aplicações de pósemergência das variedades ou híbridos de milho e algodão geneticamente modificados tolerantes ao ingrediente ativo Glufosinato de amônio. A base da seletividade do herbicida Liberty em milho e algodão é a presença do gene LibertyLink que permite o uso deste herbicida sobre as plantas que o expressam. A aplicação de Liberty está condicionada somente às variedades ou híbridos de milho e algodão tolerantes ao Glufosinato de amônio, cuja semente esteja identificada como LibertyLink . Liberty deve ser aplicado quando as plantas daninhas estiverem em crescimento ativo, sendo que os primeiros sintomas de controle podem ser observados a partir do segundo dia após a aplicação.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
 - MILHO LibertyLink : Aplicar o Liberty com adição de 0,5 L/ha de óleo metilado de soja na calda de aplicação, em pósemergência da cultura do Milho LL e das plantas daninhas observando-se o estádio precoce de desenvolvimento das plantas daninhas e considerando-se o estádio máximo de 2 a 4 folhas para as dicotiledôneas e de 2 folhas até 1 perfilho para as monocotiledôneas.
Pode-se aplicar Liberty a partir da germinação do Milho.
 - ALGODÃO LibertyLink : Aplicar o produto com adição de 0,5 L/ha de óleo vegetal ou mineral na calda de aplicação, em pósemergência da cultura e das plantas daninhas observando-se o estádio precoce de desenvolvimento das plantas daninhas e considerando-se o estádio máximo de 2 a 4 folhas para as dicotiledôneas e de 2 folhas até 1 perfilho para as monocotiledôneas. Pode-se aplicar Liberty a partir da germinação do algodão. Recomenda-se a aplicação sequencial com intervalo de 12 a 14 dias uma da outra, na dose de 2,0 a 3,5 L p.c./ha, de acordo com as recomendações de uso e nas situações em que ocorram novos fluxos de germinação de plantas daninhas na área.
Realizar no máximo duas aplicações de Liberty por safra de algodão.

MODO DE APLICAÇÃO
 Liberty pode ser aplicado com pulverizadores terrestres tratorizados, dotados de barra com bico de jato plano (leque) a uma vazão de 200 a 300 litros de calda/ha, ou aeronaves agrícolas com volume de calda de 30 a 40 litros de calda/ha, diretamente sobre as plantas daninhas. Sendo um produto de contato, é importante uma cobertura uniforme das plantas daninhas pela calda de pulverização. Utilizar pulverizadores terrestres, costais ou mecanizados, equipados com bico do tipo leque 80.02, 110.02 a 110.04 ou similar.
A pulverização deve ser a volume normal, usando-se pressão do pulverizador ao redor de 40 a 60 lb/pol2 , o que corresponde a um volume de 200 litros de água por hectare. Efetuar a regulagem do equipamento para se obter uma densidade média de gotas acima de 40 gotas/cm². Recomenda-se uma velocidade de trabalho do trator em torno de 6 km/h. A altura das barras dos pulverizadores em relação ao alvo deve ser 40 cm para bicos 110º e 50 cm para bicos de 80º.
Condições climáticas favoráveis:
Temperatura mínima de 10º C e máxima de 30 ºC.
Umidade relativa do ar de, no mínimo, 60%.
Velocidade do vento acima de 3 km/h até o máximo de 10 km/h em aplicações terrestres e entre 2 e 10 km/h em aplicações por aeronaves.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Milho LibertyLink ................................................50 dias
Algodão LibertyLink ..........................................116 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS ÁREAS TRATADAS
 Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

LIMITAÇÕES DE USO
Liberty é um herbicida de ação total, não seletivo, devendo ser utilizado somente nas culturas ou modalidades para as quais está registrado, observando atentamente as instruções de uso do produto. O uso de herbicida Liberty pode ser feito de forma seletiva, em pós emergência da cultura do milho e do algodão apenas nos casos em que a cultivar ou hibrido seja indicada e sua semente identificada como passível deste uso, pela identificação LibertyLink da mesma. Se utilizado em cultivares milho e algodão que não sejam identificados na embalagem de suas sementes como LibertyLink pode resultar em danos severos às culturas.
A recomendação de uso de Liberty ' é restrita para as variedades de Algodão e híbridos de Milho geneticamente modificadas tolerantes ao Glufosinato-sal de amônia, identificadas como LibertyLink .
Quando este produto for utilizado nas doses recomendadas e dentro das instruções de uso, não causará danos à variedade indicada.
- Chuvas ou irrigação por aspersão no período de 6 horas após a aplicação do produto podem reduzir seu efeito herbicida;
- O produto não promove efeitos negativos quando utilizado dentro das instruções de uso;
- A recomendação de uso do produto é restrita para milho e algodão geneticamente modificados expressando adequadamente a proteína PAT e identificadas como LibertyLink , não devendo ser utilizado o produto nesta modalidade sobre cultivares convencionais;
- O produto não deve ser utilizado em cultivares geneticamente modificados que não sejam identificados como LibertyLink especialmente na embalagem de suas sementes;
- Certifique-se de usar semente de procedência legal, produzida sob controle de qualidade para pureza e identificada como LibertyLink ;
- O produto não deve ser aplicado em plantas daninhas ou culturas que estejam sob estresse hídrico, ou quando o solo apresentar-se com deficiência hídrica;
- Os melhores resultados são obtidos quando as plantas daninhas se apresentam em condições favoráveis de desenvolvimento e nos estádios de desenvolvimento recomendados;
- Controle de plantas daninhas pode ser reduzido se a aplicação for realizada em períodos de baixa insolação (nevoeiro ou neblina); ou quando as ervas daninhas estão sob estresse devido às condições ambientais como a seca, temperaturas frias ou longos períodos de nebulosidade;
- Evitar aplicações quando as plantas daninhas estiverem excessivamente molhadas;
- Evitar deriva de pulverização e de resíduos do produto sobre lavouras vizinhas inclusive sobre lavouras de algodão e milho de cultivares não identificados como LibertyLink , pois podem ocorrer injúrias;
- Para o manejo de plantas espontâneas oriundas de semente que sejam identificadas como LibertyLink deverá ser utilizado um herbicida com princípio ativo diferente.
- Procure identificar o campo no qual será aplicado Liberty para evitar o uso indevido do herbicida em variedade não recomendada.
- Não realizar aplicações sequenciais de Liberty cuja soma das doses exceda a 7,0 L/ha por safra da cultura do algodão

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA: O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas infestantes a ele resistentes.
Como prática de manejo de resistência de plantas infestantes deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura.
Não havendo produtos alternativos, recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos, consulte um Engenheiro Agrônomo.