Mesopec 100 SC
- Fabricante
- Ascenza
- Categoria
- Herbicidas
- Registado até
- N/A
- Número de registro
- 0986
- Materiais ativos
- mesotriona100 g/l
Resumo
O MESOPEC 100 SC é um herbicida residual e sistémico, de pós-emergência indicado para o combate de infestantes gramíneas e dicotiledóneas na cultura do milho, formulado com base na substância ativa mesotriona que pertence à família química das tricetonas e é classificada pelo HRAC (Herbicide Resistance Action Committee) como pertencente ao grupo 27. Inibe a biossíntese dos carotenoides através da interferência da atividade da enzima 4-hidroxifenil-piruvato-dioxigenase, 4-HPPD) nos cloroplastos, conduzindo a uma interrupção da síntese da clorofila causando uma despigmentação característica nas infestantes suscetíveis e a sua morte.
Características principais
- MESOPEC 100 SC é um herbicida sistémico, aplicado em pós-emergência.
- O produto é absorvido via foliar mas também pode ser através das raízes, com
translocação ascendente e descendente, sendo distribuído por toda a planta.
- MESOPEC 100 SC está indicado para o controlo de infestantes anuais gramíneas,
dicotiledóneas e junça em Milho.
Observações
- As infestantes sensíveis ao MESOPEC 100 SC exibem um característico esbranquiçamento geral antes de morrerem.
- Volume de calda a utilizar: 200-400 L/ha .
Modo de Aplicação
Calibrar corretamente o equipamento, calculando o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho, com especial cuidado na uniformidade da distribuição da calda. A quantidade de produto e o volume de calda deve ser adequado à área de aplicação, respeitando as doses indicadas. Para diminuir o risco de arrastamento evitar pressões superiores a 2 kg/cm2 e/ou usar bicos anti-arrastamento.
Volume de calda a utilizar: 200-400 L/ha
Modo de preparação
Na preparação da calda deitar metade do volume de água para a pulverização prevista. Agitar bem o produto na embalagem, até ficar homogéneo. Juntar a quantidade de produto necessário e completar o volume de água pretendido, assegurando agitação contínua.
Precauções biológicas
Após a aplicação de MESOPEC 100 SC, pode-se proceder à instalação, no outono seguinte, das culturas de trigo-mole, trigo-duro, cevada e colza e, na primavera seguinte, culturas de batateira, beterraba-sacarina, beterraba-forrageira, cebola, espinafres, ervilheira, feijoeiro, girassol, luzerna e soja, após mobilização do solo. Deverão mediar 24 meses para uma cultura de faveira.
Quando for necessário fazer uma cultura de substituição, pode-se voltar a semear o milho.
É recomendado alternar o uso de herbicidas com diferentes modos de ação.
Durante a aplicação não atingir terrenos e culturas vizinhas da área a tratar. Não aplicar quando temperaturas < 10 ºC e quando a cultura estiver sujeita a qualquer tipo de stress.
A aplicação repetida de MESOPEC 100 SC ou de herbicidas com o mesmo modo de ação, pode provocar o desenvolvimento de biótipos resistentes de algumas infestantes indicadas no rótulo como suscetíveis. Recomenda-se proceder à rotação de culturas sempre que possível e não aplicar o produto mais do que 3 anos consecutivos nos mesmos solos. De preferência, proceder à alternância com outros herbicidas de diferente modo de ação.
Registado para culturas | Taxa |
---|---|
Milho | 0.75 - 1.5 l |