Morugem-branca

Stellaria media

Descrição: Dicotiledónea, anual e polianual. Folha lanceolada. Germinação durante todo o ano. Floração da Primavera ao Outono.
Sob as parreiras de uva e as de chuchu forma amplos tapetes, os quais predominam e inibem o desenvolvimento de outras espécies. 
Apresenta caule ereto a decumbente, muito ramificado, tenro, verde e percorrido por uma linha de pelos brancos e curtos ao longo dos entrenós. Folhas simples, opostas cruzadas, pecíolo canaliculado expandido na base, mais desenvolvido nas folhas inferiores e com pelos mais longos, se comparados aos do caule. Limbo membranoso em formato ovalado, de base atenuada e ápice agudo, glabro, margens inteiras. Inflorescência terminal do tipo fascículo de flores e flores isoladas nas axilas das últimas folhas. Flores com pedúnculos filiformes desiguais em tamanho, cálice com 5 sépalas soldadas, pubescentes na face externa, corola branca constituída por 5 pétalas livres de ápice profundamente partido, androceu com 5 estames ou em menor número e gineceu tricarpelar. Fruto seco do tipo cápsula envolvido pelo cálice. Pode ser identificada em campo pelas flores com corola branca, constituída por 5 pétalas de ápice dividido, simulando uma corola de 10 pétalas. Propagação por meio de sementes.

Ambiente de crescimento: Infestante de culturas herbáceas e culturas arbóreas.

Dano: Elevado, subtrai espaço e azoto à cultura.

Produtos fitofarmacêuticos