Hexaron WG

Fabricante
ADAMA
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
5202
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO:
CULTURAS E MODO DE AÇÃO DO PRODUTO: HEXARON WG é um herbicida de ação sistêmica, seletivo, pré-emergente e pós-emergente inicial a base dos ingredientes ativos Hexazinona + Diuron, na formulação Grânulos Dispersíveis em Água, recomendado para a cultura da Cana-de-açúcar.

RECOMENDAÇÕES DE USO, CULTURA, ÉPOCA DE APLICAÇÃO, DOSES E PLANTAS INFESTANTES CONTROLADAS: O HEXARON WG é um herbicida seletivo para a cultura da cana-de-açúcar, podendo ser aplicado antes e após a emergência da cultura e das plantas infestantes.

Quando aplicado em pré-emergência da cultura e das plantas infestantes, as doses deverão ser selecionadas de acordo com o tipo de solo, teor de matéria orgânica e tipo de cultivo, sistema cana planta ou cana soca.

Na pós-emergência da cana-de-açúcar e das plantas infestantes deverá ser observado o estádio ideal para cada espécie presente na área.

Na modalidade em pré-emergência o herbicida HEXARON WG pode ser aplicado em cana planta e cana soca em solos de textura areno-argiloso e argiloso com teores de matéria orgânica desde 1,3% até no máximo 3,0%. Em solos arenosos e com teor de matéria orgânica superior a 1,3% aplicar somente em cana soca. Não é recomendável o uso do HEXARON WG em cana planta em solos arenosos devido à possibilidade da ocorrência de chuvas com alta intensidade, o que poderá promover acúmulo nos sulcos e provocar titotoxicidade à cana-de-açúcar, acima dos índices aceitáveis.

O herbicida HEXARON WG possui efeito residual prolongado, o que vai depender do tipo, textura e teor de matéria orgânica do solo, quantidade de chuvas durante o ano e o potencial do banco de sementes. Quando aplicar na pós-emergência sempre observar o estádio recomendado das plantas infestantes na área, observando se as mesmas não estão estressadas por estiagens prolongadas e fazer as aplicações nos períodos em que a temperatura esteja entre 20 a 30°C, umidade relativa do ar superior a 60% e ventos em no máximo 6,0 km/hora.

DOSES EM PRÉ-EMERGÊNCIA DAS PLANTAS INFECTANTES E DA CULTURA, DE ACORDO COM O TIPO DE SOLO E DO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR:
SOLO ARENOSO: Teor de matéria orgânica: >1,3% a <3,0%. Cana planta: não usar. Cana soca: 1,8-2,0 Kg/ha.

SOLO ARENO-ARGILOSO: Teor de matéria orgânica: >1,3 a <3,0%. Cana planta e Cana soca: 2,0-2,5 Kg/ha.

SOLO ARGILOSO: Teor de matéria orgânica: >1,3 a <3,0%. Cana planta e Cana soca: 2,5-3,0 Kg/ha.

DOSES EM PRÉ-EMERGÊNCIA DAS PLANTAS INFESTANTES E DA CULTURA, TIPO DE SOLO E DO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR.

SOLO ARENOSO (1): Cana soca: 1,8-2,0 kg/ha.

SOLO ARENO-ARGILOSO: Cana Soca/Planta: 2,0-2,5 kg/ha.

SOLO ARGILOSO: Cana Soca/Planta: 2,5-3,2 kg/ha.

(1) Não utilizar em pré-emergência em cana planta cultivada em solo arenoso.
(2) A dose de 3,0 kg/ha é recomendada para solos argilosos e com maior pressão de plantas infestantes.

PLANTAS INFESTANTES, ESTÁDIO, DOSES EM PÓS-EMERGÊNCIA DA CULTURA E DAS PLANTAS INFESTANTES, TIPO DE SOLO E TIPO DE CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR :
Vide Sessão Indicações de Uso/Doses

SOLO ARENOSO/ ARENO-ARGILOSO / SOLO ARGILOSO:
2,5 kg/ha.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
O HEXARON WG deve ser aplicado uma única vez em cada ciclo da cultura da cana-de-açúcar, podendo ser realizada uma aplicação por ocasião da implantação da cultura, no sistema de cultivo denominado cana planta e após cada corte no sistema de cultivo denominado cana soca.

MODO DE APLICAÇÃO:
APLICAÇÃO TERRESTRE:
O HEXARON WG pode ser aplicado via terrestre através de pulverizador tratorizado de barra, equipado com pontas do tipo jato em leque plano das séries 110.02 a 110,04 e volumes de 100 a 500 L/ha.

 

APLICAÇÃO AÉREA:
O HEXARON WG pode ser aplicado via área através de aeronaves do tipo Air Tractor AT 401 B, equipada com barra contendo 42 pontas do tipo Spraying Systems D 8, core 46, faixa de aplicação em 22,0 m pressão de 200 kilopascal, proporcionando um volume de 40 L/ha de calda, densidade de 40 gotas/cm2 e com diâmetro de gota superior a 400 micra.

PARÂMETROS BÁSICOS PARA A APLICAÇÃO AÉREA DO HERBICIDA HEXARON WG:
Época de aplicação: Pré-emergência. Volume de calda: 40 L/ha. DMV (um): > 400. Cobertura (gotas/cm2): 40. Faixa de aplicação: 22,0 m.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS:
Para o bom funcionamento do HEXARON WG, o solo deve estar úmido e bem preparado, evitando o excesso de torrões após o enterrio dos toletes de cana-de-açúcar por ocasião do plantio, No momento da aplicação o solo deve estar úmido suficiente para levar o herbicida até a profundidade onde se encontra as sementes das espécies infestantes viáveis à germinação. Aplicar com ventos inferiores a 6,0 Km/hora. Chuvas após a aplicação em pré-emergência favorecem a uma melhor eficiência do produto. Não aplicar em pós-emergência com umidade relativa do ar inferior a 60%. Nas aplicações de pós-emergência da cultura recomenda-se aplicar com temperatura entre 20 a 30 ºC.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NA CULTURA E NAS ÁREAS TRATADAS:
Mantenha afastado das áreas de aplicação, crianças, animais domésticos e pessoas desprotegidas até que a calda de pulverização se apresente totalmente seca (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes deste período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPI's) recomendados para o uso durante a aplicação

FITOXIDADE:
Fitotoxicidade para a cultura registrada: ausente se aplicado de acordo com as recomendações.

LIMITAÇÕES DE USO:
Uso exclusivo para a cultura da cana-de-açúcar. Não aplicar no sistema de cultivo cana planta em solos arenosos. Não aplicar em pós-emergência se as plantas daninhas estiverem em condições de estresse por longo período de estiagem ou outros fatores. Não aplicar em pós-emergência com umidade relativa inferior a 60%. Não aplicar com ventos superiores a 6,0km/hora para não promover deriva para regiões vizinhas. Verificar no momento da aplicação em pré ou pós-emergência a velocidade dos ventos e a presença de cultivos sensíveis que não sejam a cana-de-açúcar. Nas aplicações de pós-emergência da cultura recomenda-se aplicar com temperatura entre 20 a 30 ºC.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Cana-de-açúcar1.8 - 3 l150