U 46 D-Fluid 2,4-D

Fabricante
NUFARM
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
4118103
Materiais ativos

INSTRUÇÃO DE USO:
U 46 D-FLUID 2,4-D é um herbicida seletivo indicado para as culturas de Arroz (sequeiro e irrigado), cana-de-açucar, café, milho, pastagens, trigo e soja.

MODO DE APLICAÇÃO:
U 46 D-FLUID 2,4 D é um herbicida de ação hormonal, que provoca distúrbios diversos, levando espécies sensíveis a morte. Sua atividade mais intensa se manifesta em plantas em fase de ativo crescimento.
Pré-emergência: quando aplicado sobre o solo, afeta tanto gramíneas como dicotiledôneas, havendo, todavia, diferenças de sensibilidade. Essa forma de aplicação permite em alguns usos seletivos.
Pós-emergência: quanso aplicado sobre as plantas, ocorre maior seletividade, sendo as gramíneas menos sensíveis. A ação é mais intensa contra dicotiledôneas herbáceas.

CULTURAS,PLANTAS DANINHAS, DOSES, NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO: Vide seção: "Indicações de uso/doses".

INÍCIO, NÚMERO E ÉPOCA(S) OU INTERVALO(S) DE APLICAÇÕES:
Adição de adjuvante:
O acréscimo de adjuvante, como espalhantes-molhantes ou óleos emulsionáveis, pode aumentar a eficácia do herbicida contra determinadas invasoras, mas também diminui a seletividade nas culturas. Quando o herbicida é usado em culturas, não deve ser adicionado adjuvante na calda.

MODO DE APLICAÇÃO:
U 46 D-FLUID 2,4-D deve ser diluído em água e aplicado por pulverização.

Aplicação Em Area Total:

a) Por via terrestre:
-Pulverizadores de barra, equipados uniformemente com um dos seguintes tipos de bicos:
Jatos tipo Cônico D-2 13; D-2 25, que produzem gotas de 120 a 150 micra e que permitem uma cobertura de 40 a 50 gotas/cm2.
Jatos tipo Leque 80.03; 110.03; 80.04; 110.04; APG 110R (vermelho); APG 110V (verde);
VisiFlo azul; VisiFlo vermelho, que produzem gotas entre 300 e 400 micra e permitem uma cobertura de cerca de 20 gotas/cm2.
-Pulverizadores costais, manuais, equipados com bicos jato em leque 80.03 ou 80.04 ou cônicos D-2 13 ou D-2 25.
-Bicos com jatos em leque, nos diversos equipamentos, são preferidos para tratamentos em pré-emergência, sobre o solo, ou quando o porte da cultura e das invasoras é baixo e para jatos dirigidos.
-Volume de água: 200 a 400 litros/ha.

b) Por via aérea:
Avião agrícola, equipado com barra e bicos de jato cônico, montados na vertical (90º)
a) 36 bicos modelo D 12-45
b) 46 bicos modelo D10-45
Largura efetiva da faixa: variável, entre 12 e 15 metros, devendo ser estabelecida por teste, verificada uma concentração de 30 a 50 gotas/cm2.
Pressão: 30 a 35 libras/por.
Altura de vôo: 2,5 a 3,5 metros da barra ao topo das plantas.Volume de água: 30- 40 litros/ha.
Herblcldas hormonaiss são muito ativos contra especies latifoliadas em geral. Aplicações, especialmente aéreas, não devem ser feitas quando houver riscos de deriva que possa atingir plantas úteis susceptíveis.

Aplicação Com Jato Dirigido:
Usar sempre bicos de jatos em leque. Calcular a área a ser efetivamente tratada, adaptando a dose indicada por hectare, ao tamanho da mesma.
Em geral, é recomendável utilizar estrutura de proteção (protetor tipo chapéu), de modo a evitar a possibilidade do jato atingir a cultura.

Tratamento de Invasoras em Pastagens:
Utilizar bicos de jato em leque ou jato cônico, dirigindo o jato sobre as invasoras, de forma a garantir uma boa cobertura.

Descontaminação de Equipamento:
2,4-D é um herbicida muito ativo, e resíduos do produto deixados em pulverizações podem afetar culturas particularmente sensíveis. Após aplicação do produto, o pulverizador não deve ser utilizado para aplicação de outros produtos sem descontarninação prévia.
Lavagem com água com amoníaco ou detergente contendo amoníaco é recomendável. A calda dessa lavagem não deve ser despejada em local onde possa causar riscos.

Manejo integrado:
Em culturas perenes, quando as infestações são pequenas ou localizadas, uma capina pode ser adequada.
Evitar a introdução de sementes de plantas daninhas nas áreas a serem cultivadas. eliminar plantas de espécies muito agressivas antes que produzam sementes.

INTERVALO DE SEGURANÇA:
CULTURA DIAS
Arroz e Trigo: Não determinado por ser de uso até a fase de emborrachamento.
Milho: Não determinado por ser de uso desde a fase pré-emergência até o milho atingir uma altura de 25 cm.
Cana-de-açúcar: Não determinado por ser de uso em pré e pós-emergência 3 meses após o plantio ou corte.
Soja: Uso permitido somente empré-plantio
Pastagens: Não determinado.

LIMITAÇÕES DE USO:
O produto deve ser utilizado somente nas culturas para as quais está registrado, observando o intervalo de segurança para cada cultura.
Cereais - durante o inverno, em temperatura baixa, o efeito do produto é muito lento, o que pode levar a resultados insatisfatórios, especialmente em época chuvosa.
Milho - recomenda-se o uso do produto apenas em cultura de milho híbrido (linhagens duplas). Existem diferenças de sensibilidade entre os diferentes tipos de híbridos. Consultar o fornecedor das sementes sobre a tolerância ao 2,4-D.
Café - Utilizar de modo a não permitir o contato do produto com as folhas da cultura.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz0.3 - 1.5 l
Café0.5 - 3.5 l30
Cana-de-açúcar1 - 3.5 l
Milho1.5 l
Pastagem1 - 3 l
Sojas1 - 1.5 l
Trigo-de-inverno1 - 1.5 l
Trigo-de-primavera1 - 1.5 l