Lumistar
- Fabricante
- Others
- Categoria
- Herbicidas
- Registado até
- N/A
- Número de registro
- 0176
- Materiais ativos
- mesotriona37.5 g/l
- S-metolacloro312.5 g/l
- terbuthylazina187.5 g/l
Características
LUMISTAR é um herbicida sistémico, com ação residual, constituído por três substâncias ativas: a mesotriona que pertence à família química das tricetonas, o S-metolacloro que pertence à família química das cloroacetanilidas e a terbutilazina que pertence à família química das 1,3,5-triazinas.
O seu modo de ação é por absorção foliar e radicular das infestantes em germinação e nas gramíneas, também, pelo coleóptilo, sendo translocado no apoplasto e no simplasto. Inibe a biossíntese dos carotenóides (inibindo a atividade da enzima 4-hidroxifenil-piruvato-dioxigenase, 4-HPPD) e a divisão celular; ou inibindo a fotossíntese ao nível do fotossistema II (inibindo a atividade da proteína D1).
A sua persistência de ação é muito elevada, protegendo o milho durante todo o seu ciclo vegetativo, desde que não se mexa a terra.
Observações importantes
Para evitar o desenvolvimento de resistências, não aplicar LUMISTAR ou qualquer outro produto que contenha substâncias ativas da família química das tricetonas, cloroacetamidas e triazinas durante mais de três anos seguidos. De preferência proceder à alternância com herbicidas de modo de ação diferente.
Após a aplicação de LUMISTAR pode-se proceder à instalação, passados 7 meses, das culturas de trigo mole, trigo duro, cevada e colza e, na Primavera seguinte, culturas de batateira, beterraba-sacarina, beterraba-forrageira, cebola, espinafres, ervilheira, feijoeiro, girassol, luzerna e soja, após mobilização do solo. Deverão mediar 24 meses para uma cultura de faveira.
A humidade do solo é indispensável para uma boa atuação do produto.
Durante a aplicação não se devem atingir as culturas e terrenos vizinhos.
Não misturar o herbicida com adubos líquidos.
Não aplicar em campos de multiplicação de milho, em milho doce ou em milho para pipocas.
Não aplicar o herbicida com temperaturas inferiores a 10ºC.
Em caso de acidente ou falha da cultura, pode voltar-se a semear milho (cultura de substituição).
Registado para culturas | Taxa |
---|---|
Milho | 4 l |