Maystar

Fabricante
Others
Categoria
Herbicidas
Registado até
N/A
Número de registro
1870
Materiais ativos
Ligações

Características

MAYSTAR é um herbicida sistémico de absorção foliar e radicular e com ação residual, com base em mesotriona.

Esta substância ativa pertence à família química das tricetonas (grupo F2 do HRAC). Inibe a biossíntese dos carotenóides (inibe a enzima 4-HPPD), conduzindo a uma interrupção da síntese da clorofila causando a despigmentação e morte das infestantes.

Intervalo de segurança

Devido à época de aplicação, não é necessário estabelecer intervalo de segurança.

Observações importantes

Durante a aplicação não atingir terrenos e culturas vizinhas da área a tratar.

MAYSTAR não deverá ser aplicado com o milho em más condições vegetativas ou com temperaturas inferiores a 10° C, nem quando se esperam grandes flutuações de temperatura ou precipitações excessivas.

A aplicação repetida deste herbicida ou de herbicidas com o mesmo modo de ação pode provocar o desenvolvimento de biótipos resistentes de algumas infestantes indicadas no rótulo como suscetíveis. Para evitar que tal aconteça, recomenda-se proceder à rotação de culturas sempre que possível e não aplicar MAYSTAR mais do que 3 anos consecutivos nos mesmos solos. De preferência proceder à alternância com outros herbicidas de diferente modo de ação.

Após a aplicação de MAYSTAR, pode-se proceder à instalação, no Outono seguinte, das culturas de trigo mole, trigo duro, cevada e colza e, na Primavera seguinte, culturas de batateira, beterraba-sacarina, beterraba-forrageira, cebola, espinafres, ervilheira, feijoeiro, girassol, luzerna e soja, após mobilização do solo. Deverão mediar 24 meses para uma cultura de faveira.

Quando for necessário fazer uma cultura de substituição, pode-se voltar a semear o milho.

Não se deve aplicar em campos de multiplicação de milho, em milho doce ou em milho para pipocas.

Registado para culturasTaxa
Milho0.75 - 1.5 l