Onyx

Fabricante
Belchim
Categoria
Herbicidas
Registado até
N/A
Número de registro
1000
Ligações

Herbicida para as culturas do milho grão, silagem, pipoca, e doce, eficaz nas infestantes dicotiledóneas mais usuais, eficacia sobre ciperáceas e na redução do número de bolbilhos no solo, modo de ação único, fundamental numa estratégia anti-resistências, o parceiro ideal na pós precoce e na pós emergência das infestantes, fácil de aplicar: das 2 as 8 folhas do milho, sozinho ou em mistura, bom perfil toxicológico e ecotoxicológico.

MODO DE AÇÃO
O ONYX é um herbicida de contacto aplicado em pós-emergência para o controlo das infestantes anuais de folha larga na cultura do milho grão, doce e forrageiro.
O ONYX contém piridato, possui uma translocação limitada, através do apoplasto, inibindo a fotossíntese ao nível do fotosistema II (inibe a atividade da proteína D1). O piridato pertence ao grupo químico das fenil piridazinas.
O piridato, é absorvido através das folhas. No processo de fotossíntese, ocorrem danos irreversíveis na planta como consequência da inibição do transporte de eletrões até a plastoquinona. Dessa forma não existe a produção de ATP, bem como a produção de NADPH2. Como resultado desta perturbação, as infestantes param imediatamente de crescer e acabam por morrer, num processo que começa pela borda das folhas.
ONYX é eficaz nas infestantes dicotiledóneas mais usuais.
Modo de ação único, sem resistências conhecidas, por isso, um instrumento fundamental numa estratégia anti resistências.
Fácil de aplicar, desde 2 às 8 folhas do milho.
Elevada seletividade em milho grão, silagem, pipoca e doce.
Eficácia pouco dependente das condições climáticas.
Bom perfil toxicológico e ecotoxicológico.
Flexível, sendo o parceiro ideal em mistura na pós precoce (2 folhas) e na pós emergência (4 a 6 folhas);  em mistura com herbicidas do grupo das tricetonas consegue-se um  “Booster effect” (potenciador).
Excelente eficacia sobre Ciperáceas e na redução do número de bolbilhos no solo (o ONYX em mistura com tricetonas, aumenta significativamente a eficácia sobre as ciperácease e contribui a curto-médio prazo para a redução do número de bolbilhos no solo).

Solução Belchim:  1 L de ONYX+ 1 L de TEMSA (Mesotriona) por hectare;
Em casos de infestações com sorgo-bravo e setarias juntar ELITE PLUS 0,5L/ha (Nicossulfurão).

Recomendações gerais:
Aplicar com as infestantes pequenas;
Melhores resultados são conseguidos quando a temperatura  está entre os 14-25ºC;
Respeitar um período de 5 horas entre a aplicação e a chuva;
O efeito booster (potenciador) é só quando em mistura com tricetonas.

Registado para culturasTaxaBBCH
Milho0.75 - 1.5 l12 - 18