Alteza 30 SL

Fabricante
BASF
Categoria
Herbicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
4298
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO/CULTURA
ALTEZA 30 SL é um herbicida sistêmico e não seletivo, resultante da combinação de dois princípios ativos - IMAZETAPIR e GLIFOSATO - para aplicação em pós-emergência, com uso específico em jato dirigido na cultura da soja, ou em dessecação antes do plantio (plantio direto).
- Modo de açã: ALTEZA 30 SL é um herbicida sistêmico absorvido pelas folhas e raízes das plantas. Sendo uma combinação de dois princípios ativos, atua na interrupção da síntese de valina, leucina e isoleucina, no decréscimo dos aminoácidos aromáticos tryptophan, tirosine e phenylalanine, que são necessários para a síntese protéica e também na inibição da fotossíntese e na síntese de ácido nucléico. Após a aplicação do produto, as plantas infestantes terão seu crescimento interrompido e morrerão.
ALTEZA 30 SL tem também ação de controle em pré-emergência para plantas infestantes sensíveis que germinarem após a aplicação, quando em condições climáticas adequadas.
- Precauções: A adoção de boas práticas agrícolas são essenciais para o bom desenvolvimento da cultura e fechamento da mesma no limpo.
- Seletividade: ALTEZA 30 SL não é seletivo para a cultura da soja devendo, portanto, ser aplicado em jato dirigido. Nas aplicações nas entrelinhas, o produto não deve entrar em contato com as partes verdes da cultura, evitando, com isso, a ocorrência de sintomas de amarelecimento, necrose e morte das plantas.

DOSE/ NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
SISTEMA DE PLANTIO ÉPOCA DE APLICAÇÃO DOSE
Convencional Pós-emergência em jato dirigido 2,0-2,5 L/ha.
Plantio direto Dessecação de plantas infestantes 2,0-3,0 L/ha.
Pós-emergência em jato dirigido 2,0-2,5 L/ha.
ALTEZA 30 SL pode ser aplicado na cultura da soja desde a pós-emergência precoce, até a pós-emergência tardia das plantas infestantes, em jato dirigido. No plantio direto pode ser utilizado como dessecante da vegetação existente antes do plantio, preferencialmente quando esta estiver em início de desenvolvimento.

MODO DE APLICAÇÃO
Preparo da calda para pulverização:
Coloque água limpa no tanque do pulverizador até 3/4 de sua capacidade. Com o agitador (retorno) acionado, adicione a quantidade recomendada de ALTEZA 30 SL.
Aplicação terrestre: Uso específico: A aplicação deve ser em jato dirigido em faixa, isto é, entre as linhas da cultura, sem atingir a parte foliar da soja, com equipamento terrestre manual ou motorizado corretamente calibrado. Para aplicação, use volume de calda de 100 a 300 litros por hectare. A pressão de trabalho deve ser de 40 - 60 lb/pol². O volume de calda e a pressão devem garantir uma cobertura adequada da área tratada.
Dessecação: A aplicação deve ser uniforme em área total seguindo-se as mesmas recomendações referentes a volume e pressão.
Aplicação aérea: A aplicação aérea deve ser feita somente na dessecação de plantas infestantes em plantio direto.
Aplicar volume de calda de 30-50 litros/ha, bicos D-10 ou D-12 com core 45, altura de vôo de 2 a 3 metros do solo, faixa de aplicação de 12 a 15 metros e ângulo do bico de 90° em relação a direção de vôo.
Evite derivas para as culturas vizinhas. Aplique apenas em condições ambientais favoráveis. Evite sobreposição de faixas de pulverização durante a aplicação. A boa prática agrícola recomenda a aplicação sem vento ou vento não superior a 8 km/h.
OBS: Sobre outros equipamentos providenciar uma boa cobertura de pulverização. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Soja .............................. 66 dias.

LIMITAÇÕES DE USO:
- Somente as culturas de inverno e verão abaixo relacionadas poderão ser feitas em rotação com a soja na área tratada com ALTEZA 30 SL.
Culturas de inverno: trigo, cevada, aveia, azevém, soja, amendoim, feijão, ervilha, tremoço, milho “safrinha”.
Cultura de verão: milho, soja, amendoim, feijão, ervilha e tremoço.
- Quando da aplicação, evite que o produto atinja a parte verde (folhas, ramos e caule verde) da cultura da soja e evite a deriva para as culturas adjacentes.

Manejo Integrado/Ecológico de Pragas
A rotação de culturas pode permitir também rotação nos métodos de controle das plantas infestantes que ocorrem na área. Além do uso de herbicidas, outros métodos são utilizados dentro de um manejo integrado de plantas infestantes, sendo eles o controle manual, o controle mecânico, através de roçadas ou cultivadores, a rotação de culturas e a dessecação da área antes do plantio os mais utilizados e eficazes.

Manejo de Resistência
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas infestantes resistentes a esse mecanismo de ação.
Como prática de manejo de resistência de plantas infestantes, deverão ser aplicados, alternadamente, herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Os herbicidas deverão estar registrados para a cultura. Não havendo produtos alternativos, recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos, consulte um engenheiro agrônomo.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Sojas2 - 3 l66