Carrapicho-rasteiro (Carrapichinho, Maroto)
Acanthospermum australe (Acanthospermum brasilium, Acanthospermum hirsutum)

Espécie herbácea anual que se desenvolve em todo o País, onde se instala em áreas ocupadas com horticultura, a exemplo da batata inglesa. Ocorre com frequência em campos cultivados com banana, maracujá, citros e pêssego. Hospedeira da mosca-branca Bemisia tabaci raça B, responsável pela transmissão do Begomovirus, que ataca o tomate, pimentão, repolho, abóbora e melão, e ainda de ácaros do gênero Brevipalpus.
Apresenta caule prostrado muito ramificado, de coloração castanha, com pilosidade branca. Folhas curtopecioladas de disposição oposta, com limbo simples ovalado e margem levemente lobada, de coloração castanha. Inflorescência do tipo capítulo axilar, rodeado por brácteas semelhantes a sépalas, pedúnculo também castanho e que reúne aproximadamente 8 flores femininas inseridas na margem do capítulo, as quais se transformam em frutos do tipo aquênio. As flores masculinas com anteras visíveis localizam-se no centro do mesmo capítulo e são envolvidas por brácteas brancas, iguais entre si, semelhantes a pétalas. Propagação por meio de sementes.
Planta invasora muito comum em lavouras novas de campos e cerrados. Ocorre também em pastagens. A correção das condições de fertilidade do solo geralmente leva a diminuição do nível de infestação. Ocorre em todos topos de solos, porém sua poresença está ligada a baixos índices de fertilidade.