Herbipropanin

Fabricante
ADAMA
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
1438605
Materiais ativos
Ligações

CULTURAS:
Herbicida utilizado na cultura do arroz de sequeiro e irrigado, para controle de plantas daninhas.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
Fazer uma aplicação por ciclo da cultura do arroz, em pós-emergência, quando as plantas daninhas tiverem de 2 a 3 folhas.No arroz de sequeiro, por não ser utilizada a inundação (que inibe a nova infestação) pode ser necessário fazer nova aplicação.

MODO DE APLICAÇÃO:
O HERBIPROPANIN pode ser utilizado em modalidade terrestre ou aérea.
Aplicação Terrestre
Aplicar em pulverização, em mistura com água, através de pulverizador de barra tratorizado
 
Observações:
- No caso de usar outros equipamentos, providenciar uma boa cobertura de pulverização nas plantas daninhas a serem controladas. Sempre Consultar um Engenheiro Agrônomo.
- Observações locais deverão ser feitas visando reduzir ao máximo as perdas por deriva e volatilização.

Aplicação Aérea
Tipo de bico:
- É PROIBIDO O USO DE BICOS ROTATIVOS TIPO MICRONAIR NAS AERONAVES QUANDO DA APLICAÇÃO DO HERBIPROPANIN.
- Utilizar bicos D.10 ou equivalentes.

Número de Bicos:
- Aviões Ipanema (todos os modelos) o número de bicos deve ser de 40-42 bicos por barra, sendo obrigatório o uso de todos os bicos (08 bicos) existentes na barra sob a fuselagem (barriga) do avião e com a mesma angulação do restante da barra.
- Para outros modelos de aeronaves ainda em uso no Brasil, deverão ser efetuadas correções no equipamento para atender os parâmetros aqui exigidos: quanto ao tipo de bico, ângulo a utilizar, vazão por hectare e pressão de trabalho.

Pressão de Trabalho
:
- Mínimo 15 psi (1 Bar) e máximo 30 psi (2 Bar).

Faixa de aplicação:
- Avião Ipanema (qualquer modelo): 15 m.
- No caso de serem utilizados outros tipos e modelos de aeronaves, a faixa de deposição estará condicionada ao desempenho aerodinâmico da mesma. 

Altura de Vôo:
- Aviões do tipo de Ipanema (qualquer modelo): a altura de vôo deve ser de 4 m em relação ao alvo de deposição, sendo que, se possível, manter sempre a mesma altura para evitar a deriva e evaporação.
- Operações conduzidas fora dos limites acima indicados, ocasionarão dispersão ou deriva da trajetória prevista para as gotas de pulverização, bem como, perdas por evaporação ou deriva não controlada, resultando em baixa ou nenhuma eficiência, assim como, contribuindo para a poluição do meio ambiente.

Condições climáticas:
- Durante operações com aeronaves os parâmetros climáticos deverão ser observados periodicamente com instrumentos adequados, cujos limites são:
- Temperatura máxima: 27ºC.
- Umidade relativa do ar: mínima de 55%
- Vento: inferior a 8 Km/h.

Observações:
- Os valores climáticos deverão ser inter-relacionados, de modo que, o valor mais influenciante em relação a maior ou menor velocidade de evaporação da gota, seja a umidade relativa do ar.- Atentar para o fato de que o segurança de vôo da aeronave e piloto é prioritário.
- Em operações comerciais recomenda-se o abastecimento da aeronave através do sistema de engate rápido existente na mesma, utilizando-se moto bombas e mangueiras sem vazamentos.
- Verificar sempre o sistema de filtragem principal da aeronave e se não está ocorrendo vazamento pelos bicos devido a defeito ou dano no diafragma dos mesmos.
- Ao final de cada período de pulverização efetuar sistematicamente a limpeza do equipamento com água limpa.- Observações locais deverão ser feitas visando reduzir ao máximo as perdas por deriva e volatilização. 

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS:
Até 48 horas após a aplicação, caso necessário reentrar na área tratada, utilizar macacão de mangas compridas, luvas e botas de borracha.

LIMITAÇÕES DE USO:
- Não associar espalhante adesivo à calda do produto. 
- Não aplicar sob condições de vento forte.
- Evitar a deriva para áreas vizinhas à área de aplicação. 
- O produto não deve ser aplicado em misturas com inseticidas, fungicidas e adubos foliares.
- No caso de utilizar inseticidas do grupo dos carbamatos, esses devem ser aplicados 30 dias antes ou depois da aplicação do HERBIPROPANIN.
- Inseticidas fosforados devem ser aplicados 7 dias antes ou depois da aplicação do HERBIPROPANIN.
- Em arroz irrigado a lavoura deve estar sem água na época da aplicação, e deverá ser inundada de 2 a 7 dias após a mesma. 
- Após a aplicação, deverá permanecer um período de pelo menos 4 horas sem ocorrência de chuvas.
- MUITAS CULTURAS APRESENTAM SENSIBILIDADE AO PRODUTO. APLICAR SOMENTE NA CULTURA INDICADA, SEGUINDO-SE AS INDICAÇÕES DE USO.

INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO A SEREM USADOS:
Vide item Modo de Aplicação.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz8 - 10 l80