Capim-rabo-de-raposa

Setaria geniculata

Gramínea perene entouceirada que se desenvolve em todo o País, ocupando áreas com lavouras, áreas destinadas à fruticultura, terras abandonadas e margens de rodovias. Frequentemente está associada a outras espécies de gramíneas forrageiras, podendo ser utilizada para tal fim.
Apresenta caule do tipo rizoma curto e colmos aéreos levemente achatados, verdes ou avermelhados, que podem alcançar até 1 metro de altura. No início do ciclo, os colmos são prostrados. Folhas com bainhas bem aderentes e sobrepostas, lígula ciliada. Lâmina linear-lanceolada de base truncada, pilosa na face ventral. Inflorescência fechada e cilíndrica do tipo espiga, constituída por numerosas espiguetas de coloração paleácea ou avermelhada, sempre envoltas por numerosas cerdas persistentes na ráquis após a dispersão das cariopses. Pode ser identificada em campo por meio das inflorescências que, na mesma planta, apresentam espigas completas e espigas desprovidas de espiguetas, mas com a presença das cerdas. Propagação por meio de sementes e por fragmentação do rizoma.
Planta invasora medianamente freqüente em lavouras anuais e perenes, veira de estradas e terrenos baldios. Prefere solos férteis e vegeta principalmente durante o período quente do ano , completando um ciclo em apenas 60 dias.

Produtos fitofarmacêuticos