Desmódio

Desmodium tortuosum

Espécie herbácea anual que se desenvolve em todo o País. Mais rara nas Regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Ocupa áreas com culturas anuais e perenes e áreas destinadas à fruticultura, a exemplo daquelas cultivadas com goiaba. Ocorre também em pastagens e margens de rodovias. Abriga tripes das espécies Selenothrips rubrocinctus e Frankliniella schultzei, que atacam a manga, este último ataca também o tomate.
Apresenta caule cilíndrico, verde ou acastanhado, recoberto por esparsa pilosidade e ramificado desde a base. Folhas alternadas helicoidais, pecioladas, providas de um par de estípulas e com limbo composto trifoliado. Folíolos peciolulados de formato oblongo ou longo-romboidal, com as faces pilosas e margens inteiras. Inflorescência terminal e nas axilas das últimas folhas do tipo cacho composto. Flores pedunculadas, cálice com 5 sépalas verdes, corola altamente zigomorfa constituída por 5 pétalas róseas, a mais externa totalmente diferente das demais. Androceu com estames soldados e gineceu unicarpelar com ovário longo. Fruto do tipo lomento, o qual é dividido em artículos arredondados e de bordas sinuosas. Esta espécie diferencia-se de D. incanum por apresentar a inflorescência mais ampla e o lomento com bordos sinuosos. Propagação por meio de sementes.
Planta invasora muito frequente principalmente na região Sul do país. Ocorre em beira de estradas, culturas anuais, pastagens e pomares. A sua infestação tem aumentado para as culturas anuais.

Produtos fitofarmacêuticos