Ronstar 250 BR

Fabricante
BAYER
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
1408402
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO
Ronstar 250 BR é um herbicida de contato na forma de concentrado emulsionável que, aplicado na pré-emergência e pós-emergência inicial das plantas infestantes e culturas, atua tanto sobre gramíneas como dicotiledôneas.

Obs: Em solos com teor de matéria orgânica igual ou superior a 3,5 % poderá ser observada uma redução no controle das plantas infestantes.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Arroz irrigado
- Pós-semeação, pré ou pósemergência das plantas infestantes e culturas. Aplicar após a semeadura, desde a pré até a pós-emergência, quando as plantas infestantes tiverem no máximo 3 folhas. Inundar a lavoura quando o arroz tiver de 10 a 12 cm de altura. Em solos leves, pode-se usar 3,0 litros/há.
- Pré-plantio pré-emergência das plantas infestantes. Em “arroz de muda” aplicar antes do transplante das mudas, inundando-se a lavoura, logo após. Em solos leves pode-se usar 3,0 litros/ha.
Arroz irrigado (pré-germinado)
Pré-plantio pós-emergência do arroz vermelho e das plantas infestantes. Ver forma de aplicação. A dose recomendada para esta modalidade é de 3,5 a 4 litros/ha. Em solos leves pode-se usar 3,0 litros/há.
Arroz
Pós-semeadura pré-emergência das plantas infestantes. Em solos arenosos ou soltos deve-se compactá-las antes de aplicar o produto. Em solos leves pode-se usar 3,0 litros/há.
Alho
Pós-semeadura pré-emergência da cultura e das plantas infestantes. Aplicar após a semeadura do alho. Em solos leves pode-se usar 3,0 litros/ha.
Cebola
Pós-repicagem pré-emergência das plantas infestantes. Aplicar após o transplante das mudas. Em solos leves pode-se usar 3,0 litros/ha.
Cana-de-açúcar
- Pós-plantio pré-emergência das plantas infestantes. Aplicar após o plantio, desde a pré até a pósemergência da cultura, quando as plantas infestantes tiverem na pré-emergência. Em solos leves pode-se usar 3,0 litros/ha.
-Pós-cultivo pré-emergência das plantas infestantes. Tratamento dirigido, evitando-se atingir as folhas da cultura. Em solos leves pode-se usar 3,0 litros/ha.

INÍCIO, NÚMERO E INTERVALO DE APLICAÇÃO 
Ronstar 250 BR deve ser aplicado em solo destorroado e limpo. Não necessita incorporação ao solo. A quantidade de água a ser gasta por hectare, deverá ser de 200 a 400 litros.
Controle no arroz vermelho e outras plantas infestantes: Finalizar o preparo do solo (renivelamento e alisamento) 20 a 25 dias de antecedência à data prevista para a semeadura e retirar a água por um período de 5 a 7 dias para que as sementes de arroz vermelho e outras espécies iniciem o processo da germinação, notando-se a emergência do arroz vermelho e de outras plantas infestantes, colocar água nos quadros e aplicar Ronstar 250 BR puro ou fazendo-se a diluição adequada (1 litro de Ronstar 250 BR para 2 litros de água) utilizando-se frascos plásticos com capacidade para 1 litro, com tampas perfuradas e aplicados pelo método da “BENZEDURA”.
A água deve ser mantida nos quadros durante 7 a 10 dias e trocada 3 a 5 dias antes da semeadura. A troca de água deve ser feita deixando-se escoar do quadro 24 a 36 horas e 1 dia após a drenagem os quadros devem ser novamente inundados para então ser feita a semeadura com sementes pré- germinadas. Após a semeadura, prosseguir com as atividades normais de condução da cultura.
Arroz irrigado: Proceder as irrigações normais, de acordo com as necessidades da cultura. No entanto, em períodos de estiagem prolongada, deve se dar “banho” na lavoura, criando assim condições para uma boa ação do produto.

MODO / EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO: Este produto pode ser aplicado com equipamentos de pulverização terrestre, costais manuais ou motorizados e aeronaves agrícolas. Bicos de pulverização: Equipamentos terrestres, utilizar bicos do tipo “leque” 80.02, 80.03, 110.02, 110.03, com uma pressão de trabalho de 30 a 60 lb/pol2 , e vazão de 200 a 400 litros de calda por hectare. Em aeronaves agrícolas, utilizar bicos de jato cônico vazio da série D com difusor ou core adequado para se obter uma deposição mínima sobre o alvo de 40 gotas/cm2 com um VMD de 130-150 micrômetros.
Em aviões do tipo Ipanema (qualquer modelo) a barra de pulverização deverá operar com 40 a 42 bicos. Os bicos da extremidade da asa em número de 4 a 5 de cada uma delas deverá ser fechado a fim de se evitar a influência dos vértices de ponta de asa sobre os jatos de pulverização. Os bicos de barriga em número de oito deverão estar funcionando e posicionados no mesmo ângulo dos bicos das asas.
Obs.: Em aeronaves agrícolas não devem ser empregados bicos rotativos do tipo MICRONAIR devido a uma distribuição de gotas irregulares no alvo de deposição.
Pressão de trabalho
- Equipamentos terrestres: 30 - 60 psi
- Aeronaves: 15 - 30 psi
Volume de aplicação
- Equipamentos terrestres: 200 - 400 L/ha
- Aeronaves: 30 - 40 L/ha
Faixa de deposição
- Equipamentos terrestres: ficará delimitado pelo comprimento de barras utilizado no equipamento.
- Aeronaves: Para aviões do tipo Ipanema (qualquer modelo) a faixa de deposição deverá ser de 15 metros. Com outros tipos de aeronaves consultar a Gerência de Desenvolvimento e Aplicações da Bayer S/A.
Altura do voo: Para aviões do tipo Ipanema (qualquer modelo) a altura do voo será de 4 a 5 metros em relação ao alvo de deposição ou ao topo da cultura.
Condições climáticas:
- Temperatura máxima: 27° C
- Umidade relativa do ar: mínima de 60 %.
- Velocidade do vento: máximo 10 km/h (3 m/s).
Considerar que o fator mais influente sobre a maior ou menor rapidez de evaporação das gotas é a umidade relativa do ar. Gotas finas têm tendência de uma maior deriva, desviando-se do alvo e concorrendo para a poluição do ambiente. Gotas grandes têm tendência de promover má distribuição, reduzindo a sua eficiência ou concorrendo para um efeito de fitotoxicidade sobre a cultura.

INTERVALO DE SEGURANÇA 
Para as culturas de ARROZ, ALHO, CEBOLA e CANA-DE-ACÚCAR: não determinado devido à modalidade de emprego.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
O intervalo de reentrada para todas as culturas é de 24 horas. Mantenha afastados da área de aplicação crianças, animais domésticos e pessoas desprotegidas. Caso necessite entrar na área tratada antes de 24 horas ou se as partes tratadas estiverem úmidas, use macacão e avental impermeáveis, luvas e botas de borracha, chapéu impermeável de aba larga, máscara com filtro de carvão ativado, óculos protetores.

LIMITAÇÕES DE USO
Em solos com teor de matéria orgânica igual ou superior a 3,5 % poderá ser observada uma redução no controle das plantas infestantes.
Fitotoxicidade: Nas doses recomendadas o produto não causa fitotoxicidade prejudicial às culturas registradas.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE RESISTÊNCIA
Para prevenir ou evitar o aparecimento de plantas infestantes resistentes recomenda-se usar o Ronstar 250 BR em alternância com outros herbicidas de diferentes mecanismos de ação.

Registado para culturasTaxa
Arroz3 - 4 l
Alho3 - 4 l
Cebolas3 - 4 l
Cana-de-açúcar3 - 8 l