Vezir

Fabricante
ADAMA
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
6697
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO:
Indicado para as culturas de feijão e soja no sistema de plantio convencional e direto.

CULTURAS/DOSES/PLANTAS DANINHAS CONTROLADAS: Vide seção “Indicações de uso/Doses”.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
FEIJÃO:
O VEZIR deve ser aplicado em pós-emergência sobre a cultura do feijão no estádio do segundo para o terceiro trifólio, em uma única aplicação, no sistema de plantio convencional ou direto na pós-emergência das plantas infestantes registradas com até quatro folhas. Utilizar dose de 0,3 L/ha para as variedades precoces, que possuem ciclo de no máximo 80 dias, e as doses de 0,3 a 0,4 L/ha para as variedades tardias, com ciclo superior a 90 dias.

SOJA:
O VEZIR deve ser aplicado na dose de 1,0 L/ha do produto comercial, em uma única aplicação após a emergência da soja e quando as plantas infestantes gramíneas e dicotiledôneas sensíveis estiverem no estádio de até 4 folhas, em geral essa época ocorre a partir de 15 a 20 dias após a semeadura da cultura. É mais aconselhável que a aplicação seja realizada a partir do estádio de folhas cotiledonares até o segundo trifólio, no entanto, poderá ser realizada com a cultura mais desenvolvida, observando o estádio ideal das plantas infestantes. Poderão ocorrer alguns sintomas de fitotoxicidade os quais desaparecerão dentro do período de 20 dias após a aplicação, sem interferências significativas no desenvolvimento e produção de grãos. A ação residual do VEZIR no solo não é muito prolongada podendo em alguns casos estender-se no máximo em quarenta dias e o controle das espécies sensíveis estará relacionado ao potencial do banco de sementes.

MODO DE APLICAÇÃO:
O VEZIR deve ser aplicado em pós-emergência precoce para que as plantas infestantes tenham seu crescimento interrompido e morram. As plantas infestantes que germinarem posteriormente após a aplicação, poderão ser controladas pela ação residual do produto que em função do clima, do solo e do banco de sementes poderá chegar até aos 40 dias ou até a época da colheita, a partir da aplicação. Embora aplicado em pós-emergência, são aconselháveis um bom preparo e boas condições de umidade do solo, para permitir o bom desenvolvimento da cultura e melhor ação do VEZIR nas plantas infestantes.

Aplicação terrestre:
O VEZIR pode ser aplicado no sistema de plantio direto, desde que seja anteriormente realizado uma boa aplicação de manejo ou limpeza, não devendo existir rebrotes de plantas infestantes ou plantas com controle deficiente oriundas de uma má dessecação.
O VEZIR, também pode ser aplicado com pulverizador costal manual, costal pressurizado ou tratorizado convencional em aplicações terrestres. O volume de calda poderá ser de 100 a 400 L/ha, utilizando-se bicos da série 8001 a 8004 ou da serie 11001 a 11004, sob pressões de 20 a 40 lb/pol², sempre observando a formação de uma boa cobertura sobre as folhas das plantas infestantes e ausência da formação de deriva, adaptando-se os equipamentos de acordo com as condições do meio ambiente no momento e durante a aplicação.

Preparo da calda:
O VEZIR deve ser adicionado ao pulverizador quando este estiver com ¾ de sua capacidade com água limpa. Ao adicionar a quantidade recomendada do produto, manter a calda em constante agitação e após adicionar o produto, completar o volume do tanque do pulverizador com água, mantendo-a sempre em agitação.

Condições climáticas:
O VEZIR pode ser aplicado preferencialmente nos primeiros horários da manhã, evitando-se as horas mais quentes e retornando as aplicações nos finais de tarde e sempre quando a umidade relativa do ar for superior a 60%. Evitar aplicar em temperaturas superiores a 30 °C, para reduzir as perdas por evaporação das gotas pequenas. Evitar aplicações com ventos superiores a 6 Km/h, ou então fazer uso de equipamento que reduza significativamente a deriva nas condições adversas, para evitar a deriva para as culturas vizinhas. Não utilizar o VEZIR em condições climáticas desfavoráveis e durante a aplicação, evitar sobreposição nas faixas divisórias das pulverizações.

LIMITAÇÕES DE USO:
Fitotoxicidade para as culturas registradas: ausente se aplicado de acordo com as recomendações. Não aplicar em pós-emergência se as plantas infestantes estiverem em condições de estresse. Não aplicar em pós-emergência com umidade relativa inferior a 60%. Não aplicar com ventos superiores a 6,0 Km/h para não promover deriva para regiões vizinhas. No momento da aplicação em pó-emergência verificar a velocidade dos ventos e se há cultivos sensíveis ao produto. Não aplicar a dose de 0,4 L/ha em variedades de feijão precoce com ciclo inferior a 80 dias.

ATENÇÃO: Até o presente momento os estudos disponíveis permitem indicar que somente as culturas de inverno e verão indicadas abaixo poderão ser feitas em rotação com a soja nas áreas tratadas com o produto.
-Culturas de verão: milho, soja, amendoim, feijão, ervilha e tremoço.
-Culturas de inverno: trigo, cevada, aveia, azevém, soja, amendoim, feijão, tremoço e ervilha.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz0.75 - 1 l83
Feijões0.3 - 0.4 l40
Sojas1 l66