Guanxuma-branca (Malva-guaxima, Mata-pasto, Guaxuma)
Sida glaziovii (Sida bradei)

Espécie subarbustiva, perene, ereta ou podendo prostrar os ramos. Desenvolve-se na Região Sudeste e nos Estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná. Instala-se em áreas com lavouras anuais e perenes, e em áreas olerícolas ocupadas com batata e cebola. Instala-se também em pomares de laranja e nos cultivos de banana. Planta apícola.
Apresenta caule cilíndrico, verde ou de coloração ferrugínea, e recoberto por pilosidade branca. Folhas alternadas helicoidais, curto-pecioladas, providas de um par de estípulas lineares longas e de um pulvino na junção do limbo com o pecíolo. O pulvino é uma estrutura engrossada do ápice do pecíolo e funciona no recolhimento da folha em resposta à luminosidade. Limbo com as 2 faces pilosas e de formato lanceolado, ovalado, obovalado, até em forma de losango, margens inteiras próximas à base e onduladas ou serradas em direção ao ápice. Inflorescência axilar e terminal do tipo corimbo. Os corimbos terminais apresentam maior número de flores. Flores com pedúnculos de tamanhos diferentes, cálice com 5 sépalas soldadas, corola na cor amarelo-clara, constituída por 5 pétalas parcialmente soldadas, formando um tubo, garganta da corola em anel avermelhado. Androceu com estames soldados e gineceu com estigma dividido conforme o número de lóculos do ovário. Fruto seco do tipo esquizocarpo, que se separa ao esfregaço em muitos mericarpos, cada um com 2 pequenas aristas, semelhantes a orelhas pilosas. Pode ser diferenciada das demais espécies por apresentar heterofilia, acrescentando-se as folhas que apresentam o limbo sempre com a base atenuada, margem inteira da porção mediana em direção à base e serrada ou ondulada em direção ao ápice. Propagação por meio de sementes.
Planta invasora muito comum em solos arenosos. Infesta pastagens, pomares e culturas perenes. É a planta infestante mais comum em canaviais novos implantados em áreas de cerrado. É facilmente reconhecida devido a coloração prateada muito característica de suas folhas. Em canaviais, pode atingir grande altura quando em competição por luz com a cultura.