Mostarda (Colza, Mostarda silvestre, Mostrada selvagem)
Brassica rapa

Espécie herbácea anual que se desenvolve nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, instalandose rapidamente em função da facilidade de germinação das sementes em áreas de cultivo de cereais e áreas olerícolas, onde passa a competir por espaço, luminosidade e nutrientes do solo. Forma compostos alelopáticos. Hospedeira de Alternaria brassicae, que causa a mancha foliar em espécies cultivadas de Brassicaceae. Planta apícola.
Apresenta caule cilíndrico, verde e revestido por pilosidade velutina. Folhas de disposição alternada, as inferiores profundamente recortadas, simulando folha composta, e as superiores com limbo lanceolado, bainha envolvendo parcialmente o caule e margens levemente denteadas. Inflorescência em cachos terminais, constituídos por flores amarelas, longo-pedunculadas, cálice com 4 sépalas, corola com 4 pétalas em forma de cruz, androceu com 6 estames, sendo 4 maiores iguais e 2 menores, gineceu com ovário verde e alongado. Fruto do tipo síliqua, mais longo do que largo, deiscente, contendo numerosas sementes. Propagação por meio de sementes.
É planta invasora invernal muito frequente em lavouras de inverno e verão. Ocorre em solos úmidos, formando grandes infestações facilmente notadas pela coloração vistosa de suas flores.