Nufuron

Fabricante
NUFARM
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
15107
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO:
NUFURON é um herbicida pós-emergente, sistêmico, seletivo para o controle de plantas daninhas nas culturas de arroz e trigo.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
Arroz – Realizar apenas uma aplicação para o controle de plantas daninhas na cultura do arroz, quando as plantas daninhas estiverem no estádio de 2 a 4 folhas e quando a cultura estiver entre 10 e 30 dias após a emergência (70% das plantas emergidas). Usar óleo mineral emulsionável na dose de 100 mL/100 litros (0,1%).Trigo – Realizar apenas uma aplicação, quando a cultura estiver entre os estádios de desenvolvimento de pré-perfilhamento e espigamento, estando as plantas daninhas com 2 a 4 folhas. Usar óleo mineral emulsionável na dose de 100 mL/100 litros (0,1%).

MODO DE APLICAÇÃO:
PREPARO DA CALDA:Para a preparação da calda, abastecer o pulverizador com água limpa até 1/2 (metade) de sua capacidade, mantendo o agitador ou retorno em funcionamento e adicionar NUFURON na dose indicada. Para embalagens do tipo frasco, recomenda-se uma pré-diluição em água antes de adicionar ao tanque do pulverizador. Após isso adicione a pré-diluição ao tanque e complete o volume restante do tanque (3/4) com água, sempre sob agitação constante antes de adicionar adjuvantes. Mesmo havendo a necessidade de parar a pulverização durante algum tempo é importante que se mantenha o agitador em funcionamento. Se esta interrupção for mais longa, deve-se reiniciar a agitação antes de utilizar a calda novamente. Deve-se preparar apenas a quantidade necessária de calda para uma aplicação. Visando evitar a acumulação de resíduos no tanque do pulverizador, recomenda-se que o mesmo seja esvaziado totalmente antes da preparação de uma nova calda com o herbicida.

APLICAÇÃO:
A aplicação deve ser por pulverização sobre o alvo biológico, por cobertura total, imediatamente após a preparação da calda. Poderão ser utilizados equipamentos de aplicação terrestre ou aérea. No momento da aplicação devem ser evitados ventos superiores a 10 km/hora, temperatura superior a 25oC e umidade relativa menor que 70% para reduzir ao mínimo as perdas por evaporação e deriva.O produto pode ser aplicado na forma de pulverização com equipamentos terrestres e aéreos. 
Equipamentos para aplicação terrestre:
A aplicação terrestre pode ser realizada com pulverizadores de barra tratorizados e pulverizadores costais manuais. 
Bicos de jato em leque (ex.:Teejet, XR Teejet, DG Teejet, Twinjet, TK ou TF) ou cone (ex.: Fulljet). Utilizar de acordo com a recomendação do fabricante.
Volume de calda: 400 a 600 L/ha para pulverizador manual costal e 100 a 400 L/ha para pulverizador tratorizado.
Altura da barra: Nivelar a altura da barra com a cultura, e com o mínimo de solavancos, observando-se a sobreposição correta dos jatos. No caso de outros equipamentos pulverizadores, estes devem proporcionar boa cobertura das plantas daninhas.

Equipamentos para aplicação aérea:
A aplicação aérea deve ser realizada com aeronave agrícola equipada com barra de bicos do tipo cônico (D9 ou D10, core 44 a 46) ou atomizadores de tela rotativa (MICRONAIR).
Altura de vôo: 3 a 4 metros sobre a cultura.
Largura da faixa de deposição efetiva: 15 metros.
Diâmetro de gotas: 200 a 400 micrômetros.
 Densidade de gotas: 10 a 30 gotas/cm2.
Volume de aplicação: 20 a 40 litros de calda/ha.
Altura da barra: Regular a altura da barra para a menor altura possível, visando obter uma cobertura uniforme, reduzindo a exposição das gotas à evaporação e aos ventos.

INTERVALO DE SEGURANÇA:
Arroz 30 dias.Trigo 30 dias.

LIMITAÇÕES DE USO:
• Uso exclusivo para culturas agrícolas. 
• Os usos do produto estão restritos aos indicados no rótulo e bula.
• Quando este produto for utilizado nas doses recomendadas, não causará danos às culturas indicadas.
• O produto necessita de 6 horas sem chuva e/ou orvalho abundante sobre as folhas das plantas daninhas após a aplicação, para não ter seu efeito reduzido por lavagem do produto. Não aplicar quando houver orvalho nas folhas, ou quando as mesmas estiverem molhadas pela chuva. Não aplicar através de sistemas de irrigação.
• Não aplicar o produto em plantas daninhas ou cultura com stress causado por frio, período de seca, excesso de chuvas, seqüência de dias nublados, etc.
• Não aplicar quando a temperatura estiver abaixo de 10oC.
• No arroz irrigado, não aplicar antes que se completem 10 dias após a emergência (70% das plantas emergidas) ou passados mais que 30 dias da emergência da cultura, nem aplicar mais que 3,3 gramas do produto por ciclo.
• Não aplicar mais que 6,6 gramas do produto por ciclo nas culturas de trigo.
• Aplicar quando as plantas daninhas tiverem entre 2-6 folhas, exceto na cultura do trigo quando as plantas daninhas tiverem 2-4 folhas.
• No caso de rotação de culturas, aguardar o prazo de 90 dias após a aplicação do NUFURON para o plantio de girassol e algodão, 70 dias para milho e 60 dias para soja e feijão. Para outras culturas realizar bioensaios antes do plantio.
• Não permitir que a deriva de aplicação atinja plantações vizinhas com outras culturas, ou mesmo áreas de arroz com menos de 10 dias ou mais de 30 dias da emergência.
• Fitotoxicidade: Não existe evidência de fitotoxicidade para as culturas indicadas quando utilizado de acordo com as recomendações da bula. 

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz3.3 g30
Café6 - 10 g30
Cana-de-açúcar30 g90
Pastagem6.6 g28
Trigo-de-inverno3.3 - 6.6 g30
Trigo-de-primavera3.3 - 4.6 g30