Gramocil

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Herbicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
1248498
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO


O Paraquate apresenta ação de contato e o Diurom em altas dosagens apresenta ação residual e também ação de contato. A quantidade de Diurom existente no Gramocil e as dosagens aplicadas fazem com que o produto apresente apenas ação de contato. Para que o Diurom apresente efeito residual adequado, é desejável que se aplique o produto em solo bem preparado, livre de torrões e sem plantas infestantes germinadas, o que não acontece com Gramocil que é aplicado sobre as plantas infestantes existentes, inclusive no manejo das plantas infestantes para Plantio Direto, onde pulverizamos o produto sobre o restolho da cultura anterior.

Culturas e doses de aplicação
GRAMOCIL é recomendado para controlar plantas infestantes de folhas largas e gramíneas anuais em pós-emergência, nas culturas de:
Frutíferas: Citros, uva, abacaxi, banana.
Outras culturas: Algodão (pulverização entrelinhas), café, seringueira, cana-de-açúcar.
OBS: A pulverização deve ser feita em jato dirigido sobre as plantas infestantes tendo o cuidado de não atingir as partes verdes da cultura, nem botões florais ou frutos verdes.

Plantio Direto
O GRAMOCIL pode ser utilizado na eliminação das plantas infestantes existentes nas áreas aonde será efetuado o PLANTIO DIRETO de soja, algodão, milho e trigo. O produto deverá ser pulverizado em área total sobre o restolho da cultura anterior, antes do plantio, devendo-se evitar a sobreposição das faixas de pulverização, assim como faixas sem pulverizar.
É aconselhável o plantio após observar o efeito do dessecante sobre as plantas existentes, para se assegurar de que não houve falha na pulverização.
Cultivo mínimo
pós as operações de preparo do solo para o plantio, aguarda-se a germinação das plantas infestantes.  Quando estas estiverem com 10 a 15 cm de altura, efetua-se a pulverização do GRAMOCIL, em área total, plantando-se a soja, em seguida.
Dose
Utilizar 2,0L/ha com água suficiente para dar uma boa cobertura nas plantas infestantes existentes (cerca de 300 L/ha).
Aplicação seqüencial
Quando as plantas estiverem com mais de 20 cm de altura ou em situações de infestação densa de capim-colchão (Digitaria sanguinalis), recomenda-se a aplicação seqüencial, que se resume na divisão da dosagem ao meio e aplicação em duas vezes (1 mais 1L/ha), com o intervalo de 5 a 7 dias.
OBSERVAÇÃO: CADA LITRO DE GRAMOCIL POSSUI 200 G DO INGREDIENTE ATIVO PARAQUATE + 100 G DO INGREDIENTE ATIVO DIUROM.

MODO DE APLICAÇÃO
Equipamento de Aplicação
Gramocil pode ser aplicado por meio de pulverizador costal manual, pulverizadores de barra ou através de pulverizadores especiais para aplicação de herbicidas. Utilizar no mínimo 300 litros de solução por hectare tratado e trabalhar com baixa pressão. Pressões superiores a 40 lb/pol2 provocam névoa de pulverização que poderá atingir as folhas e partes verdes da cultura, danificando-as.
Calibrar o pulverizador para verificar quanto se gasta de solução por hectare.
Adicionar a quantidade necessária de Gramocil diretamente no tanque com água limpa. Aplicar Gramocil quando as plantas infestantes tiverem até 20 cm de altura. Utilizar a maior dosagem em condições de plantas infestantes desenvolvidas e maior densidade.
Agitar bem a solução e proceder à aplicação.
Assegurar-se de ter feito uma boa aplicação dando uma total cobertura às plantas infestantes.
Utilizar sempre 100 ml de espalhante adesivo não iônico para cada 100 litros de calda (0,1% v/v).

INTERVALO DE SEGURANÇA
Abacaxi.................140 dias
Algodão.................120 dias
Banana...................14 dias
Café.......................30 dias
Cana-de-açúcar......150 dias
Citros.....................60 dias
Milho.........................(1)
Seringueira...........Uso não Alimentar
Soja..........................(1)
Trigo.........................(1)
Uva.......................100 dias
(1) Intervalo de Segurança não determinado devido à modalidade de emprego, plantio direto.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
A reentrada de pessoas sem EPI’s na cultura só deve ser permitida após a completa secagem da calda de pulverização.

LIMITAÇÕES DE USO
Fitotoxicidade para as culturas indicadas: Desde que observadas as recomendações de uso, não ocorre fitotoxicidade.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA E INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE PRAGAS
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas daninhas a ele resistentes. Como prática de manejo e resistência de plantas infestantes deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registradas para a cultura. Não havendo produtos alternativos recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos consulte um Engenheiro Agrônomo.

 

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Abacaxis2 l140
Algodão2 l120
Bananas2 l14
Café2 l30
Cana-de-açúcar2 l150
Citros2 l60
Milho2 l
Sojas2 l
Trigo-de-primavera2 l
Trigo-de-inverno2 l
Videiras2 l100